Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Douradina / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Atividade Física e Qualidade de Vida / COLESTEROL - PARTE I
Atualizado


COLESTEROL - PARTE I

O colesterol é considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, ovos etc.). Trata-se de uma substância produzida pelo fígado que executa e/ou auxilia nas funções do organismo, sendo vital para a produção de hormônios e metabolizar as vitaminas lipossolúveis como vitamina A, D, E e K, entre outras coisas.


No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol: LDL colesterol, mais conhecido como “ruim”, ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento. HDL colesterol, que é conhecido como “bom”, retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura. Como visto, colesterol é uma espécie de “gordura do sangue” e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, o colesterol precisa da “carona” de certas proteínas para cumprir as suas funções.


A dieta rica em colesterol (que vocês devem evitar ao máximo!) inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos maléficos, leite de vaca, biscoitos, doces, queijos amarelos, sorvetes cremosos, creme de leite, mistura para bolos, macarrão instantâneo, embutidos, frituras, fast foods, entre tantos outros produtos ricos em gorduras trans. É importante controlar a ingestão destes, pois o colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem possui aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada destas gorduras, tem mais chances de ter colesterol alto. A aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias, por isso que, além de controlar sua alimentação, é importante que ocorram visitas periódicas ao médico! E só para lembrar, as gorduras ruins são as hidrogenadas, trans, aquelas que são responsáveis pelo aumento de LDL no sangue! Muitos dos alimentos citados acima fazem parte deste grupo, portanto fiquem atentos!


Nos próximos artigos falerei mais sobre este assunto tão importante, aguardem!




 




Profª Esp. Andréia Luiz


CREF – 004703-G/PR



Fonte: The Cholesterol Myths: Exposing the Fallacy That Saturated Fat and Cholesterol Cause Heart Disease by Uffe Ravnskov, MD,

Deixe seu comentário

Você está em Douradina / PR
Portal Douradina
Unidade Douradina, PR


Geazer Rodrigues dos Santos Silva - ME - 17.055.660/0001-72
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X