Portal da Cidade Douradina

INFESTAÇÃO

Aparecimento de escorpiões preocupa moradores de Douradina

Em nota, a Vigilância Ambiental orienta a população sobre os cuidados com o surgimento desses animais e prevenção a acidentes.

Publicado em 30/03/2021 às 07:49
Atualizado em

"Todo dia a gente acha escorpião em casa: aqui do lado já apareceu no Serviço de Convivência e no Colégio Estadual. Inclusive, tenho três vizinhos que já foram picados, já houve caso de escorpião aparecer dentro de casa ao lado da cama do meu filho”, desabafa Neusa Sanches, moradora da Avenida Brasil. “Tenho sete crianças pequenas e não sei o que fazer. É uma situação muito difícil”.

Não é de hoje que escorpiões aparecem em determinadas áreas da cidade. Na rua de Neusa, por exemplo, os moradores relatam que já é há mais de anos que o problema vem se repetindo. “O problema está nos bueiros, o foco desses animais são as galerias de água pluvial”, complementa a moradora, que também fez um apelo aos órgãos públicos responsáveis para controlar a situação.


O outro lado

Em nota, a Vigilância Ambiental informou que os agentes de Endemias têm feito trabalhos de captura (busca ativa) com frequência, e que estão intensificando as ações na região afetada. Embora, o processo seja dificultado, devido a rápida reprodução do animal.

Segundo a Vigilância Ambiental, o município de Douradina registra um alto número de aparições de escorpiões no centro da cidade e no Parque Ana Laura 1, e pede à população muito cuidado.

Ainda de acordo com a Vigilância, as equipes têm realizado um trabalho intenso de vistoria a terrenos e residências, dando aos moradores, orientações sobre os cuidados com o surgimento desses animais e prevenção a acidentes.


Agentes de endemias, fazendo busca ativa.

Além disso, o órgão explica que não há tratamento químico para casos de escorpiões, mas ações de limpeza de quintais/terrenos baldios e busca ativa podem ser adotadas para coibir o aumento da população desses animais. Segundo a Vigilância, nenhum inseticida deve ser usado, pois o uso faz o escorpião ficar ainda mais agressivo. E que os agentes vão continuar monitorando a situação e uma nova visita ao local será realizada, se necessário.

Com relação aos bueiros, a Prefeitura informou que enviou uma equipe para avaliar a situação e já está tomando as medidas cabíveis.


Fonte:

Deixe seu comentário