Portal da Cidade Douradina

DOURADINA

Escorpiões aparece em residência e moradora reclama de terrenos baldios

A Prefeitura informou que já enviou equipes para fazer a fiscalização e a limpeza do local. Proprietários de terrenos sujos poderão ser multados.

Publicado em 26/12/2019 às 23:13
Atualizado em

Escorpiões encontrados em residência, na Rua José Delatorre. (Foto: Divulgação)

Uma moradora do Parque Ana Laura 1, em Douradina está preocupada com o aparecimento de escorpiões em sua residência e diz temer principalmente pela filha, de 4 anos. Ela encontrou dois exemplares amarelos, os mais perigosos, nesta sexta-feira (27).

Ela reclama da condição dos terrenos baldios da vizinhança. "É um absurdo. Os donos não limpam, o mato está alto e o pessoal fica jogando plástico. Eles não colaboram", desabafa.

O Portal da Cidade Douradina conversou com o coordenador da Vigilância Ambiental, Valdir Honorato que enviou uma equipe para fazer uma busca ativa no local. "Faremos uma vistoria para identificar a presença de insetos e animais peçonhentos, e a coleta/captura (se houver) e tomaremos todas as medidas cabíveis para que a situação seja regularizada", pontuou.

A respeito dos terrenos baldios, o secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos, Davi Mozer, informou ao Portal que a limpeza dos terrenos é de responsabilidade dos proprietários e que a Prefeitura já notificou mais de 300 imóveis na cidade.

"Caso o dono imóvel não realiza a limpeza, o município faz e cobra dos proprietários posteriormente. É o caso desse terreno específico, que vamos enviar uma equipe para que proceda a limpeza".

A Prefeitura também orienta que é preciso tomar muito cuidado ao capturar um escorpião vivo, pois ele pode se movimentar rapidamente durante uma fuga e se esconder. O ideal é empurrá-lo para dentro de um pote, que será fechado com tampa. Em seguida, este escorpião deve ser levado ao Posto de Saúde para identificação. Assim será possível avaliar o risco que aquele animal representa para a saúde e tomar as providências para reduzir sua ocorrência.

Denúncias

Denúncias sobre terrenos sujos podem ser informadas no Setor de Postura, na Prefeitura de Douradina.

Veja como prevenir acidentes com animais peçonhentos.

- Não acumular entulhos como tijolos, telhas e garrafas vazia no fundo do quintal, terrenos baldios ou áreas livres.

- Usar botas e luvas para remover entulho e o lixo.

- Evitar plantas com muitas folhagens.

- Eliminar insetos, principalmente as baratas, o alimento preferido dos escorpiões.

- Não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção;

- Acabar com os buracos e frestas em parede, janelas, portas, pisos e muros.

- Manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros.

Fonte:

Deixe seu comentário