Portal da Cidade Douradina

EM FOZ

Excesso de chuva faz Hidrelétrica de Itaipu abrir vertedouro

Uma das três calhas escoa o excesso de água desde a madrugada de quinta-feira (29); previsão é que fique aberta até hoje (2).

Publicado em 02/04/2018 às 02:26

A vazão média do vertedouro de Itaipu nesta sexta-feira (30) é de 2 milhões de litros de água por segundo. (Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional)

Com o reservatório cheio, a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, precisou abrir o vertedouro para escoar o excedente de água não usado na produção de energia.

Uma das três calhas foi aberta na madrugada de quinta-feira (29) e só deve ser fechada nesta segunda (2), calcula a direção da usina. A operação é necessária para controlar o nível do reservatório.

O excesso de água é resultado do grande volume de chuvas na bacia do Rio Paraná, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Na sexta-feira (30), a vazão média no vertedouro era de 2 milhões de litros de água por segundo, o equivalente ao volume de quase duas Cataratas do Iguaçu.

A última vez que o vertedouro precisou ser aberto foi no dia 11 de março. Já as três calhas haviam sido abertas simultaneamente no dia 28 de janeiro.


Fonte:

Deixe seu comentário