Portal da Cidade Douradina

bela iniciativa

Morador de Douradina dá exemplo ao transformar terreno baldio em horta

O que antes era um terreno vazio cheio de mato, agora virou uma fonte de vida e alimentos para a comunidade.

Publicado em 21/02/2020 às 08:48
Atualizado em

O projeto foi idealizado pelo servidor público Claudiney Bússola. (Foto: Arquivo pessoal)

Enquanto o mato alto toma conta dos terrenos vazios nos bairros de Douradina, que atualmente enfrenta uma epidemia de dengue, um morador do Parque Agostinho, decidiu fazer algo diferente, transformou um terreno baldio próximo a sua casa em uma horta. 

O projeto foi idealizado pelo servidor público Claudiney Bússola, de 49 anos. Mais conhecido como 'Ney da Prefeitura', o morador da Rua Elias Alves de Queiróz, disse ao Portal da Cidade Douradina que além de uma paisagem desagradável, o local vivia cheio de mato, propício para a proliferação de animais peçonhentos, como: cobras, aranhas e escorpiões, até que ele pediu a autorização do proprietário para fazer uma horta no local, o que foi prontamente aceito.  

Ney conta que a iniciativa surgiu após sofrer um acidente de carro no ano de 2018, "Eu fiquei quase dois anos sem poder trabalhar devido ao meu acidente, e como tinha esse terreno ao lado da minha casa, conversei com o proprietário e ele limpou o terreno e deixou eu aproveitar o espaço".  

União faz a força 

"O trabalho pesado quem fazia era os meus amigos Luiz Bonati, Waldinei Rodrigues e Cleberson Rodrigues. Eles que me ajudaram a fazer a horta e a estufa. Devido ao acidente, eu só plantava. Na hora de carpir contava com a ajuda do meu pai, José Bússola, popular 'mandioca", explica Ney. 




Atualmente o terreno de 312 metros quadrados dá alface, almeirão, rabanete, pepino, quiabo, mandioca, milho, entre outros alimentos. Desde então, o bom exemplo se espalhou e outros moradores do bairro também começaram a fazer o mesmo.  

"O bom disso tudo é que a gente não comercializa as hortaliças, a gente doa para os vizinhos, para os amigos e os parentes. Para quem nasceu na roça, assim como eu, é muito bom ver uma semente germinar, crescer e dar fruto. Isso é muito gratificante", disse. 

Faça como Ney, adote um terreno!

Se tiver um terreno baldio ao lado da sua residência, descubra quem é o proprietário, converse com ele e transforme espaços abandonados em horta. "Considero um lazer. Nas horas vagas além de poder zelar, você tem a oportunidade de plantar e colher vários legumes e verduras", afirma o idealizador do projeto.

Fonte:

Deixe seu comentário