Portal da Cidade Douradina

longevidade

Moradora de Douradina completa 119 anos e dá exemplo de superação

Dona Filó nasceu no século XIX e completou 119 anos nesta quarta-feira (06).

Publicado em 06/03/2019 às 03:55
Atualizado em

Filomena Maria da Conceição pode ser a mulher mais idosa do mundo. (Foto: Portal da Cidade)

Já pensou em viver em três século diferentes? Presenciar fatos importantes da nossa história? Parece impossível né?. mas não é. A mulher que pode ser a pessoa mais idosa do mundo completou 119 anos nesta quarta-feira (06).

Filomena Maria da Conceição mora em Douradina e sua vitalidade é um orgulho pra toda região, e um verdadeiro exemplo de determinação, fé e esperança.


Nascida em 1900 em União dos Palmares (AL), conforme consta em sua Certidão de Nascimento, Dona Filó tem 6 filhos, 33 netos, 40 bisnetos e 14 tataranetos. Ela merecidamente dá continuidade a nossa série de reportagens “Gente que transforma gente”, que você confere aqui no Portal da Cidade Douradina.

Ela chegou à Douradina em cima de um pau-de-arara com três dos seis filhos a tiracolo. Foram quase três mil quilômetros em uma viagem longa e difícil. Teve até tombamento que atrasou a chegada. Mas conseguiu. E o trabalho foi na terra.


Dona filó com o neto André Novato e a filha Maria Filomena.

Dona Filó, já não tem a disposição de anos passados, mas com sua fé continua firme e com a esperança de rever todos os filhos. Duas filhas ficaram desaparecidas por 59 anos. Elas foram criadas pelo pai, em Juazeiro do Norte, quando dona Filó se separou e veio buscar uma vida melhor no Paraná.

Tanta oração foi recompensada. Em 2015, Josenilda Martins da Silva, 63 anos, foi localizada no Rio de Janeiro. E no mesmo ano, houve o reencontro entre mãe e filha. Mas a busca continua. Ainda falta a filha Maria José Martins para deixar a felicidade completa.


A centenária ao lado dos netos Marineide Perrout e Emerson de Paula.

No dia 8 de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, Dona Filó é um orgulho pra toda região, mulher guerreira, simpática e muita atenciosa. Dona Filó é um verdadeiro exemplo de força e fé.


Dona Filó com o jornalista Geazer Rodrigues.

Em entrevista ao Portal da Cidade no ano de 2017, a centenária contou um pouco sobre sua trajetória de vida e como é viver em dois séculos diferentes.


Fonte:

Deixe seu comentário