Portal da Cidade Douradina

Nove em cada 10 famílias do Paraná estão endividadas, aponta estudo

Pesquisa diz que 25% das famílias estão com as contas em atraso. Levantamento foi encomendado pela Fecomércio-PR.

Publicado em 29/07/2014 às 07:54

Praticamente nove entre cada 10 famílias paranaenses estão endividadas. O número faz parte de um levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O estudo divulgado nesta segunda-feira (28), afirma que 89,7% das famílias que responderam à pesquisa têm algum tipo de dívida.
O levantamento aponta que o número se manteve praticamente estável no mês de julho, na comparação com junho, quando 88,7% das pessoas responderam que estavam endividadas. Em julho de 2013, esse número era um pouco menor, 87,2%.
Conforme o estudo, 25% desses consumidores endividados estão com as contas do mês em atraso. Em junho, esse percentual foi maior, com 27,6%. Por outro lado, em julho de 2013, o número era bem menor que o apresentado em 2014. Na época, esse índice fechou em 21,7%.
Os dados sobre o endividamento servem para mostrar como anda o poder de compra do salário e de que forma os consumidores usam benefícios como o crédito no comércio, por exemplo. No caso do Paraná, um dado positivo apontado pelo levantamento da Fecomercio-PR é que o percentual de pessoas que não vão conseguir pagar as dívidas caiu de 9,9% em junho para 7,7% em julho. O número em 2014 é menor também do que o registrado em julho de 2013, quando 10,3% dos entrevistados estavam sem condições de quitar as dívidas.
Para a Fecomércio-PR, os números positivos podem indicar que os consumidores estão tentando primeiro quitar as dívidas antigas, antes de entrar em novas operações de crédito.
Já o cartão de crédito aparece como o principal vilão das contas dos paranaenses. Em julho, 64,2% dos entrevistados alegaram que os cartões estavam no topo das dívidas a serem pagas. O financiamento de veículos (14,4%) e o financiamento imobiliário (9,4%) vinham em seguida. De acordo com a pesquisa, a renda média comprometida com dívidas ficou em 31,2%

Fonte:

Deixe seu comentário