Portal da Cidade Douradina

Outono começa quente e terá chuvas acima da média

Publicado em 21/03/2016 às 08:19

O outono, que começou ontem domingo (20), deve ter chuvas um pouco acima dos volumes históricos – em torno de 25% a mais do que o normal. Na primeira quinzena, as temperaturas ainda devem permanecer altas, com características de verão, mas diminuem gradativamente, segundo a previsão climática do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Segundo o meteorologista Cezar Duquia, já são observados indícios de deslocamento de massas de ar menos aquecidas ao sul do continente. Ainda ativo, El Niño vai ficando cada vez mais fraco até perder a intensidade e tornar-se neutro no final do outono ou início do inverno. No momento, as anomalias das temperaturas da superfície do mar vêm diminuindo entre os setores leste e central do Oceano Pacífico Equatorial.

O fenômeno apresentou seu ápice em dezembro de 2015 quando as chuvas acumularam valores expressivos em várias regiões paranaenses, sobretudo no Litoral. Em janeiro, o volume foi significativo entre os dias 9 e 12 particularmente nas regiões norte, norte pioneiro e leste, ficando próximas à média no restante do mês. Em fevereiro choveu acima da média em todas as regiões paranaenses, com destaque para o norte.

No Paraná, historicamente o outono apresenta redução das chuvas e variações bruscas das temperaturas, considerando o relevo e a posição geográfica do Estado. Segundo Duquia, essa transição confere ao Paraná características marcantes entre os valores médios de chuva e temperatura. As variações nas condições do tempo são rápidas, mesclando dias semelhantes aos do verão e outros mais parecidos com os típicos do inverno. “Verifica-se uma tendência para que La Niña se estabeleça a partir do inverno e no início da primavera”, observa o meteorologista.

Fonte:

Deixe seu comentário