Portal da Cidade Douradina

Paraná tem a pior queda no emprego industrial, aponta pesquisa do IBGE

No mês de setembro, o volume de empregados do setor caiu 5,2%. Média nacional foi de 3,9%, sendo o mais intenso desde 2009.

Publicado em 12/11/2014 às 00:06

O Paraná foi o estado que registrou a maior queda percentual no emprego industrial no mês de setembro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (12), o volume de empregados no setor caiu 5,2% quando comparado ao existente no mesmo mês de 2013. O segmento que teve a baixa mais significativa no quadro funcional foi o de máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicação, com redução de 28,4%.

Nacionalmente, o recuo foi 3,9%, sendo o 36º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso desde outubro de 2009, quando o indicador recuou 5,4%.

Ao se analisar a dinâmica do emprego industrial no Paraná, percebe-se que depois do setor de máquinas e aparelhos eletrônicos e de comunicação, o de outros produtos da indústria de transformação foi o de maior redução no emprego – 14,8%. Vale citar ainda a área de vestuário, 12,9%, meios de transporte, 8,4%, e produtos de metal, 7,9%.

No acumulado de janeiro a setembro, de acordo com a pesquisa do IBGE, o emprego na indústria paranaense caiu 4,2%. A média nacional foi de 2,8%. Nesta espécie de comparação, apenas o estado de Pernambuco registrou aumento no emprego – 0,9%.

A pesquisa divulgada pelo IBGE também traz o número de horas pagas pelas indústrias no mês de setembro. Seguindo a tendência nacional de queda, o Paraná teve redução de 5,6%, sobretudo, em virtude do desempenho do setor de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações que registrou retração de 34,9%. No acumulado dos nove meses, o percentual cai para 5,2%. Em relação à folha de salários reais, o setor industrial do Paraná expandiu 0,3%, diante decréscimo de 0,1% em âmbito nacional.

Fonte:

Deixe seu comentário