Portal da Cidade Douradina

Policiais Militares cumprem reintegração de posse de fazenda

Publicado em 18/05/2016 às 02:11

Foz do Iguaçu – Mais de 500 policiais estão nesta quarta-feira (18), em Foz do Iguaçu para cumprir ordem de reintegração de posse da Fazenda Santa Maria, que foi tomada pelo Movimento Sem-Terra neste mês.

Um grupo da ROTAM de Umuarama também participa da operação, assim como equipes de toda região. A reintegração de posse iniciou por volta das 6h30 de hoje, a rodovia foi interditada por cerca de 200 manifestantes do MST, o grupo chegou a atear fogo em dois caminhões na rodovia.

Os policiais já conseguiram controlar os manifestantes e o trabalho está sendo realizado conforme o planejado, todos os barracos foram retirados para que o movimento não volte a ocupar o espaço.

De acordo com os manifestantes eles ocuparam a fazenda, pois os proprietários foram citados na Operação Lava Jato pelo doleiro Alberto Yosseff durante sua delação premiada. A fazenda é de propriedade dos irmãos Licínio de Oliveira Machado Filho presidente da Etesco e do ex-presidente da Transpetro Sérgio Luiz Cabral de Oliveira Machado, sendo que os membros do MST afirmam que na propriedade encontraram um guindaste para 100 toneladas com as descrição "ESC 14", podendo este ser de propriedade da Petrobrás.

O MST reinvindica que a área de mais de 1750 hectares, seja destinada para a reforma agrária, já o administrador da fazenda, afirma que não existe motivo para a invasão do MST, pois a fazenda é produtiva.

No Paraná são mais 80 propriedades invadidas pelo moviento, totalizando mais de 12 mil ocupantes do MST espalhados pelo estado, destas terras nem todas são consideradas áreas improdutivas.

Fonte:

Deixe seu comentário