Portal da Cidade Douradina

Saúde

Prefeitura de Douradina realiza ação de combate à dengue

Cidade já registra 14 notificações e 2 casos importados. Ação de bloqueio costal contra a dengue aconteceu na última segunda-feira (8).

Publicado em 10/03/2021 às 21:35
Atualizado em

Bloqueio costal reforça combate à dengue em vários bairros da cidade.

Nesta segunda-feira (8) a Secretaria Municipal de Saúde realizou um trabalho de bloqueio costal, que consiste na aplicação de inseticida contra a dengue em alguns bairros da cidade. A nova coordenadora da Vigilância Ambiental e Endemias, Amanda Mendonça Palma, pediu à população de Douradina para contribuir com o trabalho da equipe de endemias, já que na cidade já são 14 notificações e 2 casos importados, ou seja, de pessoas que adquiriram a doença fora do município, e 2 ainda aguardam resultado de exame.


O período epidemiológico iniciou em agosto de 2020 e vai até agosto de 2021."Peço que a população, sempre que possível, olhe os quintais, pois a época de chuva e calor está propícia para a proliferação. Evitem jogar lixos e entulhos em terrenos baldios para que não acumule-se água. É assim que vamos poder impedir uma epidemia: com consciência nós chegamos ao objetivo", apela a coordenadora.


No ano passado, o município enfrentou uma epidemia de dengue, com o total de 1.068 notificações, 860 casos positivos, 07 casos de dengue com sinais de alarme, 01 caso de Dengue grave e 02 óbitos. Esse período sazonal foi da semana epidemiológica 31 de 2019 até a semana epidemiológica 30 de 2020.


Campanha

O Sesc Paraná lançou recentemente a campanha "Aqui o mosquito não entra", que tem o intuito de orientar a população sobre a gravidade da doença. A principal estratégia da campanha é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois, compartilhar no aplicativo do Sesc PR. Para cada ação haverá uma pontuação. Os participantes e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão premiados ao termino da campanha, em 15 de abril. No site do Sesc PR o público poderá ter acesso a mais informações sobre a campanha.

Fonte:

Deixe seu comentário