Portal da Cidade Douradina

FUMACÊ

Prefeitura usa inseticida para combater mosquito da dengue, em Douradina

O fumacê começou pelos jardins Itamarati e Padre Ivo, região que concentra o maior número de casos positivos de dengue.

Publicado em 29/01/2020 às 23:56
Atualizado em

Ação integra uma série de medidas com o objetivo de barrar a proliferação do Aedes aegypti. (Foto: Portal da Cidade Douradina)

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta quinta-feira (30), um trabalho de pulverização para combater o mosquito da dengue, em Douradina. A ação faz parte de uma série de atividades que está sendo realizada pela Prefeitura para barrar a transmissão da doença na cidade, que enfrenta uma epidemia.

São 160 casos confirmados e 66 exames estão em investigação. De agosto do ano passado até o momento foram registradas 295 notificações. 

O trabalho – também conhecido como fumacê – começou pelos jardins Itamarati e Padre Ivo, região que concentra o maior número de casos positivos de dengue.  

Antes de entrar nos imóveis com a nebulização do veneno, os agentes de endemias visitam casa a casa e avisam os moradores sobre os procedimentos que devem ser adotados para facilitar a ação do inseticida. 

A recomendação é que sejam abertas portas e janelas, além de manter cobertos filtros de água, utensílios de cozinha e alimentos. As vasilhas de água de animais domésticos devem ser retiradas. 


Nos últimos meses, a nebulização havia deixado de ser realizada no estado devido ao desabastecimento do inseticida Malathion, cuja distribuição é feita única e exclusivamente pelo Ministério da Saúde. Uma remessa do produto foi liberada para Douradina, via Governo do Estado – 12ª Regional de Saúde, nesta quarta-feira, dia 29.  

De acordo com a Vigilância Ambiental, nesta quinta-feira foram pulverizados 10 quarteirões. O trabalho deve continuar nos próximos dias em outros pontos da cidade.

“É importante lembrar que o bloqueio costal só mata o mosquito que estiver voando no momento da aplicação do inseticida. Por isso, a participação da população nos cuidados com suas casas e quintais é fundamental. Se todos dedicarem 10 minutinhos do seu dia vistoriando suas residências, conseguiremos eliminar os focos e, consequentemente, a doença", explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Valdir Honorato. 

As equipes de combate a endemias também tem intensificado as visitas domiciliares, orientando a população, com ações educativas e bloqueios contra criadouros. Os trabalhos contam com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.

A Enfermeira Sandra, coordenadora da Vigilância Epidemiológica informou ao Portal da Cidade Douradina que a rede assistencial em saúde do município também está preparada para reconhecer os sintomas relacionados às arboviroses.

"Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede SUS estão capacitados para lidar com as sintomatologias das arboviroses e realizar os procedimentos e encaminhamentos necessários para tratamento, como a realização de exames de sorologia, hemograma e hidratação oral e venosa, quando necessário".

Confira o vídeo.


Fonte:

Deixe seu comentário