Portal da Cidade Douradina

conscientização

Programa Douradina Cidade Limpa incentiva população a ter atitudes sustentáveis

O projeto teve como objetivo orientar a população sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente e manter a Cidade Limpa.

Publicado em 23/07/2019 às 00:46
Atualizado em

O evento contou com a participação do Eco-Amiguinho, mascote do programa Douradina Cidade Limpa. (Foto: Adriele Emidio)

A Prefeitura de Douradina em parceria com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, realizou no dia 11 de julho o fechamento do programa “Douradina Cidade Limpa Povo Desenvolvido”. O evento contou com diversas apresentações de alunos e atrações circenses na Escola Municipal Drumonnd de Andrade.

O projeto teve como objetivo desenvolver atividades de educação em saúde ambiental junto à comunidade escolar e a população urbana da cidade, priorizando bairros com maior incidência de dengue e dificuldade na separação dos resíduos.

O secretário de Meio Ambiente, Henderson Hein, explicou que a população urbana representa 79% do total de habitantes do município, local onde mais são registrados problemas ambientais.

“Devido ao crescimento populacional do município, observa-se a geração cada vez maior e não segregada dos resíduos sólidos urbanos. Diante dessa realidade, foi criado esse projeto para promover a organização, ampliação e intensificação das práticas sanitárias, com a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos”.

A Secretaria de Educação, Ana Gil Vicentin, parabenizou e agradeceu toda equipe da Escola Drummond de Andrade pela dedicação realizada na preparação das crianças para as apresentações.


Além disso, Ana também destacou o trabalho de exposição e apresentação do Projeto "Saberes que Iluminam" da professora Juliana Laurindo, da Escola Rural Vila Formosa e a exposição de "Brinquedos e objetos Recicláveis, feito pelos alunos do 5 ano da Professora Ângela Zimmer, da Escola Drummond.


Cidade Limpa

O Programa Douradina Cidade Limpa, permite desenvolver estratégias para sensibilizar a população de forma que possa contribuir para a limpeza pública em geral, desde a separação dos resíduos nas residências, controle sobre a disposição de entulhos, coleta seletiva, controle da incidência da dengue e também prevenção da febre amarela causada pelo mosquito aedes aegypti, visando a melhoria na saúde da população. 


Para o prefeito João Jorge Sossai a solução dos problemas relacionados a limpeza urbana exige esforços conjuntos dos cidadãos e do poder público e a educação ambiental é o instrumento utilizado para o sucesso do projeto.

“Esse processo é permanente, a comunidade sensibilizada toma consciência da importância da preservação ambiental e adquiri conhecimentos, valores, habilidades e experiências tornando-se aptos a agir individual e coletivamente, contribuindo para uma cidade limpa e com bons indicadores de saúde”.


Fonte:

Deixe seu comentário