Portal da Cidade Douradina

Recuperação do trecho entre Maria Helena e Nova Olímpia ainda não foi finalizado

Motoristas ainda seguem pelo desvio improvisado no local.

Publicado em 30/07/2013 às 07:15

Desde março deste ano, os moradores de Maria Helena e Nova Olímpia passam por grandes dificuldades ao tentar trafegar pela rodovia que liga os dois municípios. Devido às fortes chuvas do período, o asfalto se rompeu, impedindo a passagem de qualquer veículo, limitando o acesso entre os locais. Por 39 dias, ninguém passava pela rodovia, tendo que fazer outro trajeto para chegar ao seu destino, o qual em alguns casos somava 120 quilômetros. Apenas no final do mês de abril o desvio foi liberado, inicialmente para veículos leves.

Segundo o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Osmar Lopes Ferreira, há uma série de obras desenvolvidas nas PR- 582 e 477, atingindo toda a região. “Entre Maria Helena e Nova Olímpia o caso é mais complexo, sendo realizada a recuperação da galeria que ficou, além se der feita uma nova galeria no local. Nesta última semana, as paredes da galeria já foram concretadas”, relata Ferreira. O superintendente ainda ressalta que as obras de recuperação deste trecho estão dentro do cronograma estipulado no início das reformas.

TRÁFEGO

O que preocupa os trabalhadores da obra entre Maria Helena e Nova Olímpia é a alta velocidade em que alguns motoristas percorrem neste trecho. De acordo com um dos funcionários do DER, na manhã de ontem (29), uma carreta passou pelo local acima do limite de velocidade permitido, atingindo, no mínimo, 100 km/h. Além disso, o caminhoneiro acabou passando por cima dos cones que estavam sinalizando a presença de homens na pista, trazendo sérios riscos àqueles que prestam serviços.

Atenção redobrada, respeito à sinalização e consciência ao volante são fundamentais para quem precisa cruzar este caminho, que por enquanto, está com um desvio provisório.

CRUZEIRO x NOVA OLÍMPIA

Outro ponto que está passando por modificações é o trecho que liga os municípios de Cruzeiro do Oeste e Nova Olímpia. “O corpo da galeria já está pronto, sendo concretado na semana passada. Agora, falta fazer o aterro nesta obra. Há um contrato para a execução desse trabalho, onde consta o seu prazo de conclusão. Não sei precisar quanto tempo ainda falta, mas acredito que pelo menos haja entre dois a três meses de prazo”, explica Ferreira. Segundo ele, todas as empresas contratadas para as obras de recuperação da malha asfáltica estão dentro do prazo.

MAIS OBRAS

O DER-PR realiza outras obras em diferentes trechos e já programa a execução de serviços em Umuarama. “O viaduto que dá acesso a Alto Piquiri já está pronto. Obras de recuperação e acostamentos também estão sendo feitos no trecho que liga Umuarama e Iporã, totalizando 100 quilômetros”, destaca Ferreira.

Os trabalhos também estão concentrados entre Moreira Sales e Mariluz, na PR-468. “Há muitos buracos nessa região, e o DER está trabalhando com uma frente grande de serviços para corrigir essas deformações da pista. Entre Cianorte e Cruzeiro do Oeste esse trabalho já é efetuado”, conclui o superintendente.

Fonte:

Deixe seu comentário