Portal da Cidade Douradina

Verão começa com previsão de temperaturas acima da média histórica

Publicado em 22/12/2014 às 00:47

Começa mais um verão, com previsão de temperaturas bastante elevadas no Paraná e em todo o País. A estação mais quente e chuvosa do ano começou oficialmente às 20h03 deste domingo (21).

Ao que tudo indica, o calor deve ser mais intenso que de costume. De acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão é de os termômetros registrem as temperaturas mais elevadas dos últimos anos, desde que o instituto iniciou os registros no Paraná, em 1997.

Durante o ano, diversas regiões do Paraná já registraram recordes de temperaturas elevadas. Meteorologistas da Simepar afirmam que o monitoramento referente ao acumulado de janeiro a novembro, indica que 2014 foi um dos anos mais quentes desde o início da série histórica. Desde 1997, o ano mais quente no estado foi 2002, quando a temperatura média variou entre 18,4 °C nas áreas mais frias, ao Sul, e 22,7 °C no Oeste. A máxima absoluta daquele ano foi de 40,1 °C.

CHUVAS REGULARES

As precipitações devem acontecer com bastante frequência em todo o Paraná. O volume de chuvas permanece na média tanto no Estado quanto no Brasil. No Litoral e na Serra do Mar, a média pode atingir até 1.000 mm. A média fica entre 400 mm e 700 mm nas outras regiões. Podem ocorrer grandes variações entre as diferentes regiões do Estado. De acordo com o monitoramento das condições dos oceanos Pacífico e Atlântico Sul, o fenômeno climático conhecido como “El Niño” deve ter baixa intensidade neste verão.

DICAS

Quem vai aproveitar as férias e viajar, deve ter alguns cuidados para evitar problemas decorrentes do calor e do sol. Provavelmente, a hidratação é a mais importante das orientações: tomar água, sucos naturais e água de coco durante todo o dia traz inúmeros benefícios ao organismo, além de proporcionar bem estar.

Evite roupas justas e de tecido sintético. O contato do suor com o vento é importante para refrescar o corpo. Prefira roupas que facilitem esse processo, soltas e em tecidos como o algodão.

Vale lembrar que é indicado evitar os horários de maior incidência solar, entre 10h e 16h. Durante esse período, proteja-se com bonés, chapéus e procure ficar na sobra. O uso do protetor solar é imprescindível, mesmo nos dias nublados.

Fonte:

Deixe seu comentário