Portal da Cidade Douradina

Bispos católicos poderão perder cargo se forem negligentes com pedofilia

Publicado em 07/06/2016 às 22:46

São Paulo - Bispos acusados de negligência ante casos de "abusos sexuais contra menores" poderão ser destituídos, de acordo com um novo decreto que o papa Francisco divulgou na manhã de ontem (4), e que foi incorporado ao direito canônico, conjunto de regras internas da Igreja Católica.

"Com a presente, quero precisar que entre as chamadas 'causas graves' se inclui a negligência dos bispos no exercício de suas funções, em particular no que diz respeito aos casos de abusos sexuais contra menores e adultos vulneráveis", escreveu Francisco.

O papa também anunciou a criação de um colégio de juristas que o auxiliarão antes de confirmar a destituição de um bispo, afirma um comunicado divulgado pelo porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

Na Carta Apostólica com o título "Como uma Mãe Amorosa", o papa afirma que a Igreja "ama todos os seus filhos, mas cuida e protege com especial afeto dos mais frágeis e sem defesa".

Portanto, acrescenta o pontífice, seus pastores, e sobretudo seus bispos, devem "mostrar uma diligência especial na proteção dos mais frágeis".

O papa Francisco pediu em várias ocasiões a punição severa dos culpados de abusos sexuais contra menores e tolerância zero com esta "tragédia".

Ele afirmou diversas vezes que os bispos que protegem pedófilos devem renunciar. E criou no Vaticano uma instância judicial para julgar estas pessoas.

Desde 2001 o Vaticano emitiu instruções firmes às igrejas de todo o mundo, como a colaboração automática com a justiça e a suspensão dos padres acusados, mas as associações de vítimas consideram que a conspiração do silêncio continua sendo tolerada nas esferas mais elevadas.

Fonte:

Deixe seu comentário