Portal da Cidade Douradina

Cidades da região são castigadas por vendaval e chuva de granizo

Publicado em 09/09/2015 às 21:01

A forte chuva de segunda-feira (7) acompanhada de granizo levou danos para cidades da região. Conforme boletim da Defesa Civil do Paraná, emitido na manhã de ontem, Nova Olímpia e municípios próximos contam com mais de 700 casas danificadas. Nova Esperança e Foz do Iguaçu foram as mais afetadas com 500 residências avariadas e 2.000 moradores prejudicados em cada cidade. Cidade Gaúcha emitiu edital ontem declarando situação de emergência. 

Moradores de Cidade Gaúcha registraram granizos com circunferência maior que um ovo, que promoveram prejuízo para 350 casas. Ao todo 1.520 habitantes foram prejudicados com a tormenta e 20 pessoas estão desalojadas na cidade. A tempestade com elevado potencial para granizo de tamanho significativo e ventos intensos também se deslocou para Nova Olímpia, no município 300 residências foram afetadas e 1.200 pessoas atingidas. Guaporema e Rondon também tiveram problemas.

Em Guaíra e Santa Helena foram registrados estragos em imóveis. Em Matelândia, a Defesa Civil atendeu chamados de quedas de árvore e destelhamentos. Houve queda de granizo nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Maripá, Missal, Guaíra, Matelândia e Santa Tereza do Oeste.

Balanço
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 18h, 94.362 pessoas foram afetadas em 32 municípios. Os temporais deixaram 3.339 pessoas desalojadas e 75 desabrigadas. Ao todo 37.411casas foram danificadas. Só em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, 60 mil pessoas foram afetadas, 2 mil desalojadas e 70 desabrigadas. Dez pessoas ficaram feridas. Vinte e nove mil casas foram danificadas. 

Duas mil pessoas na cidade da fronteira foram desalojadas por causa da chuva, mas estão abrigadas em casas de conhecidos ou na Escola Municipal Adele Zanotto, antigo CAIC Porto Meira, onde a prefeitura de Foz do Iguaçu concentrou o atendimento à população. A cidade decretou situação de emergência. Na cidade de Goioxim as chuvas afetaram 2,5 mil pessoas. Mais de 500 casas foram danificadas.

Em Nova Esperança foram afetadas 19.845 pessoas, com 4.760 residências danificadas e 800 pessoas desalojadas. Em Goioxim, próximo a Guarapuava, na região Centro-Sul, as chuvas afetaram 2,5 mil pessoas. Em Ponta Grossa (Campos Gerais), foram 2.029 pessoas afetadas.

Os temporais provocaram estragos também em Ampére, Bela Vista da Caroba, Campina Grande do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Guaíra, Guaporema, Mallet, Manfrinópolis, Mandirituba, Manoel Ribas, Maria Helena, Matelândia, Pato Branco, Planalto, Paraíso do Norte, Planalto, Rondon, Santa Helena, Salgado Filho, Santa Tereza do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Manoel do Paraná, Tibagi e União da Vitória. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), às 17 horas de hoje, 33 mil casas estavam sem luz no Estado.

Emergência - Por lei, para que possa ser enquadrado em situação de emergência, o município tem que registrar prejuízos provocados pela chuva equivalente a 2,77% da sua receita corrente líquida no setor público e 8,33% no setor privado.

Fonte:

Deixe seu comentário