Portal da Cidade Douradina

Com 120 anos, paranaense prova que está viva para receber aposentadoria

Jesuína dos Santos nasceu em 30 de janeiro de 1896, em Reserva. INSS parou de pagar a aposentadoria por achar que ela já estava morta.

Publicado em 07/06/2016 às 00:57

Em uma casa simples no distrito de Porto Espanhol, em Rio Branco do Ivaí, no norte do Paraná, (há 334km de Douradina) mora uma preciosidade. A aposentada Jesuína dos Santos completou 120 anos em janeiro deste ano rodeada por netos, bisnetos e trinetos.

A idade avançada fez com que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) cancelasse a aposentadoria por suspeita de fraude. O benefício só voltou a ser depositado após a família e um amigo levarem dona Jesuína até uma agência do órgão em Apucarana provando que ela está viva.

Nascida em 30 de janeiro de 1896, Jesuína pode ser a mulher mais velha do Brasil. O RankBrasil, entidade que registra recordes brasileiros, não tem informação de outra pessoa mais idosa do que ela. No entanto, para registrar o recorde precisa ter acesso aos documentos da idosa.

O G1 conseguiu o registro. Conforme a certidão de nascimento e de casamento, dona Jesuína nasceu às 14h do dia 30 de janeiro de 1896, em Reserva. O documento foi confeccionado em Grandes Rios, no então distrito Rio Branco, no dia 5 de abril de 1974.

A longevidade extrema deixou marcas. Jesuína anda com dificuldades, ouve pouco e precisa tomar remédio para o controle da pressão. Ao longo do tempo, ela também viu 15 filhos e o marido morrerem. No entanto, é rodeada por netos, bisnetos e trinetos que a visitam com frequência.

A neta Daliria Amaral de Siqueira Franco, que cuida de dona Jesuína há 30 anos, diz que se inspira na avó para ter uma vida saudável e tranquila. “Ela sempre morou no sítio e sempre foi muito ativa. Além de cuidar dos filhos, cuidava da lavoura, preparava toda a alimentação da família, e ainda cuidava da casa. Ela não comia nada em conserva, tudo era natural, cultivado e produzido no sítio”, constata. “Até hoje ela não gosta de produtos prontos, tem que ser tudo natural”, acrescenta.

A rotina de alimentação e remédios é organizada pela neta e por uma cuidadora. Dona Jesuína toma café da manhã, às 10h come um mingau com ovo, ao meio-dia almoça, ao longo da tarde come frutas e por volta das 18h é servido o jantar. A idosa dorme sempre às 20h.

“A primeira vez que ela foi ao médico foi aos 100 anos, fez todos os exames necessários e nunca teve nada. Até o início deste ano ela andava com mais frequência, era mais independente. Mas, nos últimos meses ela piorou um pouquinho, está mais debilitada”, diz a neta.

O médico geriatra Marcos Cabrera explica que a viver até os 120 anos é uma oportunidade para poucos, pois considera o limite máximo de vida. “O ser humano vive bem até os 85 anos, depois dessa idade é uma união de fatores que faz com que a pessoa tenha uma vida boa. No caso dessa senhora, a questão genética e o comportamento favoreceram”, detalha.

Centenárias de Douradina

Em Douradina duas mulheres centenárias são exemplos de força, luta e perseverança. São senhoras que podem ser consideradas duas das pessoas mais velhas do mundo, que com pouco dinheiro e muita coragem e sacrifício, saíram da terra do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará. 

Nasceram no século passado, em 1.900 e 1.907, respectivamente. Dona Filomena Maria da Conceição, 116 anos, e Dona Quitéria Maria da Conceição, 108 anos.

Em Douradina, essas duas juarenses chegaram há mais de 40 anos, quando a cidade ainda era distrito. Elas não se conhecem, mas essas duas nordestinas têm em comum, além da cidade de nascimento e de destino, o sobrenome. As duas assinam “Conceição”. E o nome não poderia ser mais propício, pois significa ‘concepção ’ da vida. E ao chegaram os 116 e aos 108 anos, elas demonstram que a vida pode ser muito longa e, rica de histórias.

Fonte:

Deixe seu comentário