Portal da Cidade Douradina

Com chuva constante, expectativa é de que a safra seja boa na região

Área plantada também aumentou nesta safra.

Publicado em 12/01/2015 às 07:45

Com o clima contribuindo até agora, as expectativas para a safra na região de Umuarama são as melhores. Apesar de não haver tradição na cultura como em outras regiões produtoras do Estado, a área plantada aumentou na safra 2014/15.

De acordo com informações do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), no núcleo regional de Umuarama a área do cultivo passou de 166.342 hectares na safra 2013/14, para 168.597 hectares nesta, um incremento de 1,3% no território cultivado.

Apesar da área a mais plantada poder ser considerada pequena, a estimativa de produção da Seab para a região é boa. Na safra anterior foram colhidas 453.448 toneladas do grão, enquanto neste ano a expectativa é de que as plantações rendam 557.212 toneladas de soja. O aumento de 22,8% é considerado bastante positivo.

Outro dado apresentado pelo Deral é o rendimento do grão, no cálculo que envolve a área plantada e a quantidade de toneladas colhidas ou estimadas (no caso da safra 2014/15, que ainda não foi colhida). Na safra 2013/14 o rendimento ficou na casa dos 2.726 quilos por hectare; enquanto em 2014/15 a estimativa é de que a produção renda 3.305 quilos/ hectare. O valor é aproximadamente 21% superior.

CHUVA NA MEDIDA

De acordo com o economista Fábio Camargo, do Deral de Cianorte, o desenvolvimento da soja em toda a região está muito bom. “Está ótimo. Com a chuva na medida certa, a safra vai atingir bons níveis de produtividade. Isso está acontecendo nas duas unidades da Seab na região [Umuarama e Cianorte], que é onde acompanhamento”, informou.

Camargo explicou que o grão está em fase de frutificação em praticamente 80% do território regional. Esta é a fase em que começam a se formar os grãos. “A parte da floração foi muito boa, com chuva ideal. Agora está na fase da formação dos grãos, onde a chuva também é essencial”, comentou.

O economista lembra ainda que em algumas regiões já teve início a colheita da soja. Porém, aqui na região há apenas alguns produtores com lavouras mais adiantadas. As demais (cerca de 80%) ainda estão na frutificação.

Fonte:

Deixe seu comentário