Portal da Cidade Douradina

Consumidor deve ficar atento a vazamentos de água dentro do imóvel

Publicado em 26/10/2016 às 07:02

Os vazamentos são os grandes vilões no combate ao desperdício de água. A responsabilidade por identificar e consertar possíveis vazamentos nos imóveis é do morador. Para localizá-los basta ficar de olho na conta de água e acompanhar mensalmente quantos metros cúbicos foram consumidos até o dia da leitura. Cada metro cúbico equivale a 1.000 litros de água. Se houver alteração significativa é provável que exista vazamento. 

“Quando a diferença de consumo é muito grande de um mês para o outro, o próprio sistema da Sanepar informa o consumidor. A fatura fica retida para análise e o morador do imóvel recebe um comunicado para verificar se há vazamento”, informa o gerente regional Nilton Perez. 


O problema pode ocorrer em qualquer ponto da tubulação. Os mais comuns são torneiras pingando, válvulas de descarga que não travam, tubulações rachadas e na boia da caixa de água. Há também os vazamentos ocultos, que muitas vezes exigem os serviços de encanador para fazer o conserto o mais rápido possível. Este serviço deve ser providenciado e pago pelo cliente. 

Caso o consumidor suspeite de vazamento no imóvel, ou queira controlar o consumo, é preciso ler diariamente os números pretos do hidrômetro (ignorar os vermelhos). A partir do segundo dia, basta fazer uma conta simples: diminuir o último número do anterior. A diferença é o total de metros cúbicos consumido no período entre as duas medições. 

AJUDA IMPORTANTE – Quando o cliente identificar vazamento de água na rua, ele deve in forma a Sanepar o mais rápido possível pelo telefone 0800 200 0115. Uma equipe será deslocada para o local indicado e fará o conserto. Isso ajuda a Companhia a combater as perdas de água. 

Para conhecer melhor as informações quanto à ligação de água, o cliente pode acessar o Guia do Cliente no site da Sanepar (www.sanepar.com.br).

Fonte:

Deixe seu comentário