Portal da Cidade Douradina

Douradinense cria projeto que promove a sustentabilidade e preservação do meio ambiente

O Projeto Coopertec é um programa desenvolvido em Douradina que tem como proposta a reciclagem de madeiras e pneus. Ele será tema na reunião G-30 nesta quinta-feira (23) em Rondon.

Publicado em 21/02/2017 às 23:46

Quantas vezes você já viu sofás, camas, armários e outros móveis em avenidas, ruas e praças? Aos móveis assomam-se o entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas que acarreta muito mais que a degradação da paisagem. O problema ambiental é sério e pode ser percebido, dentre outras formas, durante a temporada de chuvas e a cheia de rios e córregos.

Para os residúos ter uma destinação final adequada evitando uma série de problemas sociais e ambientais cabe ao poder público, privado e a população se unirem à consciência de que o entulho não pode ser encaminhado aos aterros sanitários e por conseqüência demorarem centenas de anos para entrar em decomposição.

Para tentar diminuir o descarte incorreto destes resíduos o empresário Devanildo Lima dos Santos, 25 anos, responsável pela separação de entulho na Prefeitura de Douradina, em parceria com o grupo Gazin criou o projeto Coopertec.

O Projeto Coopertec é um programa que foi desenvolvido na cidade para dar destinação adequada de madeiras e pneus. Segundo Devanildo o município de Douradina recolhe muitas madeiras de construção, madeiras industriais e galhos de árvores, “Fizemos um estudo para saber o que é feito com este material descartado, para a nossa surpresa o município não tem uma destinação certa, como é o caso de muitos municípios da região”, disse.

Devanildo conta que recebeu apoio do empresário Antônio Gazin, o ‘Dóia’, e a partir dai começou a elaboração de um programa para suprir essa necessidade. De acordo com o projeto a madeira em si deve ser repassada para empresas parceiras que possuem processos produtivos e clientela específica ao processo sustentável.

O reuso da madeira deve ter processos para separar e triturar materiais no sentido de retirar as impurezas e os metais. Depois que a madeira é triturada acaba por ser enviada ao reuso na fabricação de placas aglomeradas que são utilizadas por indústrias de imóveis e fabricantes das caixas e embalagens. Parte pode ser encaminhada ao aquecimento dos fornos e caldeiras, bem como no fabricação de papéis e celulose.

Outro problema enfrentado pelos municípios é a acumulação de pneus, um dos principais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, pensando nisso uma das propostas do programa é a transformação da borracha dos pneus em asfalto.


Segundo o autor do projeto um dos pontos fundamentais é a união entre os municípios, "Nas proximidades de Douradina apenas a cidade de Tapira possui a máquina de trituração, então vamos interligar Douradina e Tapira por meio de uma parceria".


Embora o processo de separação, trituração, limpeza e seleção das peças de madeira sejam trabalhosos e demorados, os benefícios da reciclagem de madeira são incomparavelmente maiores às desvantagens, como a minimização do uso de recursos naturais, economia de energia e matérias-primas, geração de emprego e renda e incentivo aos conceitos sustentáveis.


Para o empresário Antonio Gazin, um dos apoiadores do projeto quem vai ganhar é a população de Douradina.

Em visitas aos municípios de Tapira, Nova Olimpia e Icaraima Devanildo têm articulado parcerias com os órgãos públicos para fortalecer o projeto.

Reunião

Nesta quinta-feira (23), Devanildo apresentará o projeto Copertec na reunião G-30, uma das reuniões mais importante do estado com a participação de 32 municípios da região Amerios que será realizada no município de Rondon. "Trata-se de um projeto de grande relevância que promove a sustentabilidade e preservação do meio ambiente", afirmou o autor do Coopertec.

Fonte:

Deixe seu comentário