Portal da Cidade Douradina

Emissoras de rádio AM da região migram para a frequência FM

Publicado em 05/06/2017 às 00:48

Curitiba – O governador Beto Richa e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram nesta segunda-feira (05), no Palácio Iguaçu, o termo de adaptação de outorgas que permite a migração de emissoras de rádio AM para a faixa FM. O Paraná é o quinto estado a participar do mutirão de migração promovido pelo Ministério. Nesta etapa, 45 emissoras paranaenses farão a mudança, de um total de 161 que fizeram o pedido.

A mudança de faixa é uma reivindicação das emissoras AM de todo o País, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, queda da audiência e do faturamento. A meta do governo federal é promover, até o final deste ano, a migração de 1,5 mil rádios em todo o Brasil. “Hoje, o Paraná é um dos estados que compareceram com o maior número de rádios que foram promovidas para a frequência FM”, disse o ministro Gilberto Kassab.

Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade e a modernização do serviço. “Nos celulares, não dava para sintonizar a rádio AM por causa do tamanho da antena. Ao passar para FM, isso será possível”, disse o proprietário da rádio Itapejara do Oeste, uma das 45 emissoras que farão a migração nesta etapa.

Para o presidente da Associação de Emissoras de Radiofusão do Paraná (Aerp), Alexandre Barros, a migração vai colocar as rádios AM de volta no mercado. “Essas emissoras poderão integrar o mercado publicitário e o rádio vai voltar a disputar maiores verbas e maiores anunciantes”, disse. “Essa nova ação representa uma redenção para rádio, já que muitas estavam para fechar”, acrescentou.

Confira as emissoras da região de Umuarama que farão a mudança de faixa nesta etapa:

Rádio Jornal de Assis Chateaubriand (Assis Chateaubriand)
Fundação Aldeia SOS de Goioerê (Goioerê)
Rádio e Televisão Rotioner (Icaraíma)
Radio Cultura de Iporã (Iporã)
Rádio Cultura Norte Paranaense (Paranavaí)
Rádio Fronteira do Oeste (Terra Roxa)

Fonte:

Deixe seu comentário