Portal da Cidade Douradina

Final do mundo leva pessoas para abrigos exotéricos e outros medos

Publicado em 20/12/2012 às 01:40

O grande dia está chegando, amanhã é dia 21 de dezembro, data que ultimamente ficou mais conhecida como a data do “fim do mundo”. A data já rendeu muitos lucros para a indústria cinematográfica dos Estados Unidos, como, também, confusão e preocupação para parentes de pessoas que acreditam na interpretação dos escritos maias. Tudo provocado por uma mistura perigosa e nada cientifica: Cinema, internet e boatos que é igual á caos. Cientista da Nasa explica por que o mundo não vai acabar. Crenças à parte, o Ilustrado resolveu antecipar a reportagem para hoje pois ninguém sabe o que vai acontecer até amanhã. E tem muita gente de Umuarama mergulhada na teoria dos Maias.

A inscrição chamada de Tortuguero começou todo o transtorno. Os fragmentos do texto escrito pelos maias indicavam que no dia 21 de dezembro de 2012 algo relacionado ao deus Bolon Yokte ocorreria. Incompleto o texto levou a diversas interpretações, principalmente por causa da divindade citada, que é ligada tanto à criação quanto à destruição.

Muitas pessoas estudaram os textos e acreditam na profecia, tais crentes estão correndo para locais sagrados ou procurando abrigo em seitas espalhadas pelo Brasil. Em Umuarama, a notícia de empresários que fecharam as portas e se refugiaram em locais idealizados para a grande transição. Outras pessoas, por meio da mídia, estão amedrontadas e sem saber qual atitude tomar no grande dia do juízo final.

Sem base cientifica, o assunto que corre pela internet está submetendo a população mundial ao medo. Mesmo sendo uma garota experta, Isadora Ribas, de 10 anos, assistiu um documentário no canal Discovery Chanel e foi o ponto de partida para a mãe Ana Lúcia Ribas entrar em cena para tranquilizar a filha. “No dia ela chorou eu tive que acalmá-la. Disse que o assunto fim do mundo é citado desde que eu era criança e independente do que acontecesse nós iríamos estar juntas nesse dia. Só assim Isadora parou de chorar”, disse Ana.
Ainda assustada e com medo, a garota de 10 anos relatou a reportagem que horas acredita que o mundo vai acabar e horas não. “Tenho medo do mundo acabar. De repente o mar enche e alaga tudo todo mundo morre. Acredito mais que vai acabar do que não vai. Depois que assisti o documentário chorei. Agora não estou chorando tanto, mas a noite eu fico insegura e amedrontada” contou. 

A mãe não acredita em futuros traumas, mas as informações da mídia causaram desconforto em Isadora. “Depois que passar o dia ela nem vai mais lembrar, mas ficou apavorada de soluçar”, argumentou.

OS MAIAS E AS INTERPRETAÇÕES

Os maias gostavam muito de criar ciclos de tempo. E isso não se resume apenas a dias, meses, anos, mas de milênios e mais. Um dos maiores ciclos dos maias era o Baktun. Cada um desses tinha aproximadamente 400 anos. E 13 Baktuns correspondiam a uma Grande Contagem, ou 5.125 anos. A última Grande Contagem começou em 11 de agosto de 3114 a.C. Sabe quando vai acabar? Pois é: 2012, por volta de dezembro - no dia 21, segundo boa parte dos especialistas em maias, ou no dia 23, segundo outros.
De acordo com Carlos Pallán, diretor do Acervo Hieróglifo e Iconográfico Maya (Ajimaya) do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México, as primeiras interpretações apocalípticas da inscrição de Tortuguero ocorreram nos anos 1970 em textos esotéricos. Daí você junta uma profecia de difícil interpretação (até porque falta parte do texto), uma figura divina controversa (Bolon Yokte, o deus da criação e da destruição) e a internet e o que temos é o fim do mundo (ou pelo menos muita gente querendo convencer você de que ele vai ocorrer).
Para os cientistas que pesquisam a civilização maia, 2012 é apenas o fim de um ciclo muito longo do calendário maia e o começo de outro. Não há nenhum texto dizendo "o mundo acaba no fim da Grande Contagem". Além disso, essa contagem é tão complicada que um cientista diz que o calendário maia nem acaba em 2012, mas em algumas décadas.

NASA DESMENTE

O cientista do Laboratório de Propulsão de Jatos Don Yeomans, explica que é impossível que ninguém tenha detectado o planeta Nibiru se aproximando da Terra, se isso realmente estiver acontecendo. Outra hipótese é a de uma grande tempestade solar que aconteceria no dia 21 de dezembro seria a razão do fim do mundo. Este tipo de evento realmente está se tornando mais freqüente, porém Yeomans disse que, na verdade, a máxima solar irá acontecer apenas em maio do ano que vem e que, mesmo assim, a atividade não deverá ser tão intensa. A Nasa ainda é mais direta no assunto alinhamento dos planetas: “não há nenhum alinhamento previsto para o fim de 2012”.

Fonte:

Deixe seu comentário