Portal da Cidade Douradina

Fique de olho ao comprar o peixe congelado

Publicado em 14/03/2016 às 07:37

A Proteste Associação de Consumidores avaliou nove marcas de filé congelado de polaca do Alasca, que pode ser um substituto do bacalhau em período de crise como agora, e não recomenda a compra de cinco deles. A quantidade de água adicionada pode afetar o bolso do consumidor. E se constatou excesso de sódio em sete marcas.

O problema é o glaciamento, processo utilizado pelas empresas no qual se adiciona uma camada de gelo ao pescado congelado, para protegê-lo contra a desidratação e a oxidação. O peso desse gelo deve ser descontado do peso do produto, de forma que o valor líquido declarado ao consumidor seja o real do pescado. Mas não foi isso o que se constatou em todas as marcas.

Para garantir a melhor qualidade do peixe congelado vendido ao consumidor, a Proteste entregou os resultados da avaliação ao Ministério da Agricultura, cobrando mais fiscalização do setor para evitar a fraude econômica constatada com o excesso de água nos produtos.

“Estamos lutando por mudanças na legislação para que o teor de água permitido para o produto congelado seja de 10%, já que não faz sentido o consumidor comprar peixe e levar água”, destaca Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. São mudanças indispensáveis para que o consumidor tenha, à mesa, alimento mais saudável e receba exatamente o produto adquirido, sem maquiagens no peso e prejuízo no bolso.

Os resultados também foram enviados para a Associação Brasileira da Indústria d Pescado (Abipesca), sugerindo ações de melhoria no processo de glaciamento para garantir ao consumidor produtos adequados e que cumpram as normas expedidas pelos órgãos oficiais, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Fonte:

Deixe seu comentário