Portal da Cidade Douradina

Hemonúcleo de Umuarama precisa de doadores de sangue com urgência

Publicado em 25/08/2017 às 08:15

Umuarama – O Hemonúcleo de Umuarama está necessitando com urgência de doações de sangue de todos os tipos sanguíneos, positivos e negativos. "As doações caíram 60%", afirma o diretor da unidade de captação, Cláudio Francisconi.

Como exemplo da baixa doação, o Hemonúcleo necessitaria de 35 doadores diários e nos últimos dias uma média de apenas nove pessoas têm comparecido para captação de sangue. Atendendo quatro hospitais, entre eles a Uopeccan, que atinge inclusive outros estados, o hemonúcleo precisa de um estoque regular e de doadores fidelizados.

“Não sabemos o porquê desta baixa, conseguimos apenas identificar que a população somente doa quando é incentivada e alertada por campanhas ou chamadas por necessidades de amigos ou familiares”, comentou o diretor.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde e que tenham idade entre 18 e 69 anos. Além disso, os candidatos devem pesar mais de 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem deseja ser doador.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos.

Durante a doação, são retirados até 450 ML de sangue, que pode salvar até quatro vidas. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano - homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações. 

Serviço

Para doações espontâneas não há necessidade de agendamento. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, e no terceiro sábado do mês das 8h às 12h. O Hemonúcleo está localizado na avenida Manaus, 4444, Centro Cívico.

Fonte:

Deixe seu comentário