Portal da Cidade Douradina

Horário Brasileiro de Verão termina no próximo domingo

Publicado em 15/02/2016 às 00:43

O Horário Brasileiro de Verão termina no próximo domingo (21), às 23h59, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

OBJETIVO - “O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde do que normalmente o seria motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é o de não haver a coincidência da carga referente a entrada da iluminação com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas”, como esclarece o Operador Nacional do Sistema (ONS).

APLICAÇÃO – Conforme dados do Ministério de Minas e Energia, o Horário de Verão tem sido aplicado no Brasil desde 1931/1932, passando a vigorar, mais recentemente, pelo Decreto nº 6.558, de 8 de Setembro de 2008, revisado pelo Decreto 8.112/2013.

Fonte:

Deixe seu comentário