Portal da Cidade Douradina

Índice de infestação do mosquito da dengue sobe para 6% em Douradina

Publicado em 09/11/2017 às 01:40

O Índice de Infestação Predial do Município (IIP) subiu para 6% em Douradina, O que é considerado alto e representa risco de dengue, segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Lira), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Como estamos em um período chuvoso, a situação pode piorar ainda mais. O cuidado deve ser diário”, explica o Chefe da Vigilância Ambiental, Valdir Honorato.

O município está acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1% de infestação (considerado de baixo risco). Um Levantamento feito em outubro apontou 6% de infestação do mosquito em Douradina. Isso demonstra que a cada 100 casas visitadas, seis tinham focos do mosquito. O resultado deixou a cidade em estado de risco.

"Esse aumento significativo de focos do mosquito se deve em parte ao clima e também ao comportamento do cidadão. A responsabilidade em combater os focos do mosquito é de todos nós. Por isso, vamos intensificar as parcerias com todos os segmentos da sociedade para diminuir esse levantamento", aponta Honorato.

A Prefeitura, através da Vigilância Ambiental, disse que intensificou as ações com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde em toda a cidade. “É importante que o morador receba nossos agentes que estarão uniformizados e preparados para fazer a inspeção no imóvel e no quintal. É função do agente orientar esse morador dos cuidados básicos a serem tomados, mas cada um precisa fazer a sua parte e nós precisamos do apoio de toda população”, enfatizou o chefe da Vigilância.

Outro alerta é para que os moradores contribuam mantendo seus quintais limpos, livres de qualquer acúmulo de água, lixo ou entulhos, que possam servir de criadouros para se proliferar outros insetos e animais.

Doenças

O mosquito Aedes aegypti transmite doenças como a dengue, febre chikungunya, zika vírus e a febre amarela. A transmissão da doença no ato da picada vai depender do tipo do vírus que o mosquito estiver infectado.

Veja algumas medidas para prevenir a dengue: 

- Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados; 

- Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados; 

- Remover a sujeira das calhas e ralos; 

- Não deixar pneus com água e em lugares descobertos; 

- Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo; 

- Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água; 

- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas; 

- Manter vasos sanitários sem uso fechados; 

- Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana; 

- Esticar lonas para não formar poças; 

- Lavar os recipientes de água dos animais.

Fonte:

Deixe seu comentário