Portal da Cidade Douradina

INSS tem fila de quase três meses para pedir aposentadoria

Publicado em 07/02/2016 às 23:39

Umuarama - Mesmo após anos de contribuição ao sistema previdenciário brasileiro, no momento do tão esperado descanso remunerado sem a previsão de volta ao trabalho, o contribuinte está tendo que ter muita paciência para iniciar o processo de aposentadoria na agência da Previdência Social. Em algumas das maiores agências do Paraná o tempo de espera para agendamento pode ser de até 80 dias, sendo que nas menores, como a de Umuarama, de quase três meses. Apesar de ser um tempo menor diante dos demais polos urbanos, ele se torna grande para os umuaramenses que precisam assim do benefício. 

Conforme a assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), em Curitiba, o prazo dilatado é reflexo da greve nacional dos funcionários do INSS, que teve início em 7 de julho de 2015 e durou 80 dias, sendo finalizada no dia 25 de setembro. Pelo sistema de agendamento de aposentadorias da Previdência Social, na manhã desta sexta-feira dia 5, era possível identificar possibilidades de atendimento na agência de Umuarama apenas em meados de abril. 

Especialistas tributários como o jurista Antônio Martin Cavalcante concordam que o tempo é um problema para os contribuintes, porém pouco pode ser feito por eles. “No fim das contas há pouco a ser feito, o melhor jeito é aguardar até a data agendada de o representante legal do contribuinte pouco pode fazer”, argumentou Cavalcante. E se não bastasse o problema com o agendamento, outros serviços estão demorados. Como exemplo, para fazer uma cópia de um processo em andamento, o sistema diz que não há data disponível. 

Segundo informações da assessoria de comunicação, cerca de 1,3 milhão de perícias deixaram de ser feitas no Brasil em função da paralisação dos peritos que teve início no começo de setembro do ano passado, esticando o tempo de espera que era de 20 para 80 dias. A operação é obrigatória para os contribuintes que pretendem receber auxílio doença, aposentadoria por invalidez ou ainda quando o empregado precisa da perícia para retornar ao trabalho após afastamento. 

O órgão de imprensa do INSS fez questão de deixar esclarecido que algumas agências do instituto previdenciário estão realizando reposições aos sábados e que o agendamento não precisa obedecer necessariamente o atendimento na agência de moradia do solicitante do benefício. Áreas com agências do INSS: região de Cascavel – Francisco Beltrão; de Maringá – Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí, Nova Esperança, Goioerê e Umuarama; de Londrina – Apucarana, Cornélio Procópio, Rolândia, Bandeirantes e Cambé.

Fonte:

Deixe seu comentário