Portal da Cidade Douradina

Inverno inicia hoje e deverá ser menos intenso na região de Douradina

Publicado em 21/06/2017 às 08:37

A estação mais fria do ano começou oficialmente à 01h24 desta quarta-feira (21) e segue até às 17h02 de 22 de setembro. No primeiro dia o tempo fica estável, sem chuva e com temperaturas baixas em todo o Estado. As menores temperaturas são esperadas para a Região Centro-Sul, na divisa com Santa Catarina – em torno de 5 graus. As temperaturas aumentam um pouco até sábado (24), mas o frio perdura.
 
De acordo com o meteorologista do Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná, Cezar Duquia, a análise dos dados do Instituto Nacional de Meteorologia permite concluir que nesta estação as chuvas tendem a ficar dentro da condição normal para o Estado. “As probabilidades são baixas e pouco representativas, considerando que historicamente o volume de chuvas é menor durante o inverno”, explica.
 
Além disso, a maioria dos modelos de centros de estudos climáticos norte-americanos sugere que o fenômeno El Niño permanecerá neutro em condições atmosféricas próximas à média no Oceano Pacífico. Porém, alguns modelos preveem o surgimento de El Niño com 35% a 50% de probabilidade.
 
As massas de ar frio que se deslocam pelo Sul da América Latina costumam persistir por mais de uma semana, estabilizando a atmosfera no Sul do Brasil. Nesse contexto, os dias têm baixos teores de umidade no ar e geadas frequentes, sem nuvens. As frentes frias deslocam-se rapidamente, provocando chuvas moderadas ou fortes de curta duração. Quanto às temperaturas, este inverno não deve ser nem tão frio quanto o de 2016, nem tão quente como o de 2014, apresentando algumas semanas mais frias e outras mais amenas.
 
Região
 
De acordo com o meteorologista do Simepar, Tarcisio Valetin da Costa, na região de Douradina a estação deve ser ainda mais agradável. “O que difere Douradina com a previsão do Paraná é que as massas de ar fria não chegam com tanta intensidade como chegam no sul do Estado”, e com poucas chances de geada, “não é impossível ocorrer, mas é muito difícil devido à latitude da cidade, já que fica fora da região propícia para acontecerem as geadas”.
 
Dados do Instituto destacam como o outono no noroeste foi atípico, com temperaturas acima da média. Em maio do ano passado, a média foi de 17,7 C°, já neste ano foi de 20,6 C°, entretanto as chuvas foram menos frequentes. Isto é, em 2016, no mês de maio choveu 292.8mm, já agora média de precipitação foi de 229.2mm.
 
Agricultura
 
A nova estação deve deixar pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) atentos para a emissão dos boletins do Alerta Geada. Em operação desde maio, o serviço será mantido até o final do inverno para auxiliar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas.  Uma vez emitida a previsão do Simepar, a equipe de agrometeorologistas do Iapar interpreta as informações e dispara os alertas por e-mail, “torpedo”, imprensa e redes sociais. Se as condições para formação de geada persistem, um aviso de ratificação é enviado até 24 horas antes da ocorrência prevista.

Fonte:

Deixe seu comentário