Portal da Cidade Douradina

Moradora de Douradina que completou 117 anos é uma das mulheres mais velhas do mundo

Publicado em 06/03/2017 às 21:05

Douradina, a cidade de aproximadamente 10 mil habitantes possui uma relíquia muita rara hoje em Dia. Trata-se de Filomena Maria da Conceição que pode ser a mulher mais idosa do Brasil e por que não dizer uma das mulheres mais velhas do mundo.

A moradora de Douradina completou na segunda-feira dia 6 de março, 117 anos. Ela nasceu em 1900, no estado de Alagoas. Dona Filó tem 6 filhos, 33 netos, 40 bisnetos e 14 tataranetos. Em entrevista ao Portal da Cidade a centenária contou um pouco sobre sua trajetória de vida e como é chegar aos 117 anos, ainda lúcida.

Entusiasmada, com muita esperança a agradável senhorinha comemorou em grande estilo na noite do último domingo dia 05 seu 117º aniversário, ao lado de familiares e amigos. A festa que aconteceu em sua residência contou com a presença de várias autoridades do município como a do Prefeito João Jorge Sossai, a primeira-dama Armelinda, Secretária de Assistência Social Maria Elizabeth, Padre Valdenir Pereira e a imprensa local.

Para dona Filó, não pode beber bebida alcoólica e nem fumar se quiser viver muito. E a comida? “Livrando do zar o arubu e do chão o cururu”, tudo é permitido. Mas a matriarca tem suas preferências. A asa do frango e o leite em pó com café são duas das iguarias apreciadas por essa mulher guerreira, que tem como saudade o trabalho na roça, de onde tirou o sustento toda a sua vida. 

 

Ela chegou à Douradina em cima de um pau-de-arara com três dos seis filhos a tiracolo. Foram quase três mil quilômetros em uma viagem longa e difícil. Teve até tombamento que atrasou a chegada. Mas conseguiu. E o trabalho foi na terra. 

 

Dona Filó, já não tem a disposição de anos passados, mas com sua fé continua firme e com a esperança de rever todos os filhos. Duas filhas ficaram desaparecidas por 59 anos. Elas foram criadas pelo pai, em Juazeiro do Norte, quando dona Filó se separou e veio buscar uma vida melhor no Paraná. 

 

Tanta oração foi recompensada. Em 2015, Josenilda Martins da Silva, 63 anos, foi localizada no Rio de Janeiro. E no mesmo ano, houve o reencontro entre mãe e filha. Mas a busca continua. Ainda falta a filha Maria para deixar a felicidade completa. 


No dia 8 de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, Dona Filó é um orgulho pra toda região, mulher guerreira, simpática e muita atenciosa. Dona Filó é um verdadeiro exemplo de força e fé.

Confira a cobertura Fotográfica do aniversário: https://goo.gl/bBm56n

A matéria em vídeo realizada pela nossa reportagem pode ser vista em breve aqui no Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário