Portal da Cidade Douradina

No Dia do Idoso, Secretaria estadual alerta sobre prevenção de quedas

Publicado em 30/09/2016 às 04:33

Em 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso. A Secretaria estadual da Saúde aproveita a data para alertar sobre prevenção de quedas em idosos, um dos maiores problemas para a faixa etária. Dados nacionais apontam que cerca de 30% das pessoas idosas caem todos os anos e essa taxa passa para 40% após os 80 anos.

“Pessoas idosas estão altamente suscetíveis a quedas e, principalmente, a lesões decorrentes desses acidentes. Os motivos são os mais variados, como fraqueza, vertigem, redução da visão e a problemas de mobilidade”, explica coordenador estadual da Saúde do Idoso, Rubens Bendlin.

Tontura foi o principal motivo da queda da aposentada Carmem Pires Fecchio, de 82 anos. Residente do município de Mandaguari, na região norte do Estado, estava sozinha quando sentiu um desequilíbrio e caiu no quintal da casa. Ajudada pelos vizinhos, precisou ser hospitalizada e levou pontos na barriga, perfurada por um galho.

A consulta médica também serviu para diagnosticar a tontura repentina, era labirintite. “Meu cuidado agora é redobrado. Devido às tonturas e a dificuldade de me movimentar e levantar o pé, eu procuro caminhar mais devagar e prestar muita atenção no terreno onde estou andando”, conta Carmem.

AMBIENTE

Fatores relacionados aos ambientes também representam um grande risco de quedas. “Ambientes mal planejados, com iluminação ruim, pisos ou calçados escorregadios, móveis instáveis e objetos estocados em locais de difícil acesso são riscos que podem estar dentro da própria casa”, comenta Bendlin.

Em média 10% das quedas ocorrem em escadas e o perigo maior está no momento da descida. Para serem mais seguras, as escadas devem ter degraus regulares e de fácil visualização, também é importante que estejam sinalizadas. Além disso, são recomendadas barras de apoio nos banheiros.

De acordo com a coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), Irmã Terezinha Tortelli, a queda de pessoas com idade avançada causa muito mais danos. “Com o avançar da idade, essas pessoas vão perdendo os reflexos de proteção e a força muscular, terão maior dificuldade para levantar e, com a densidade óssea reduzida, a recuperação é muito mais lenta”, afirma.

Fonte:

Deixe seu comentário