Portal da Cidade Douradina

Primeiros conselheiros do Parque Nacional de Ilha Grande foram empossados

Publicado em 22/12/2015 às 05:24

Na semana passada (dia 10) o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade realizou sessão solene onde deu posse aos conselheiros do Parque Nacional de Ilha Grande. A cerimônia foi realizada na cidade de Guaíra/PR e contou com a presença das entidades eleitas em agosto deste ano. Além dos conselheiros, estiveram presentes autoridades, prefeitos e convidados, assim como a equipe de parceiros que viabilizam a gestão integrada e compartilhada da unidade de conservação (UC). 

Assim que os conselheiros tomaram posse já deram início aos trabalhos de gestão apontando algumas prioridades para o mandato. Os principais temas esboçados na reunião foram o conflito relacionado à apicultura existente em algumas ilhas do Parque e a definição de locais para acampamento dos pescadores profissionais e amadores. De acordo com o chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Romano Pulzatto Neto todos estes temas poderão ser aprofundados na elaboração do Plano de Ação do conselho que será um dos temas em pauta na próxima reunião do conselho. 

Uma das representantes do setor Proteção, Débora Imbriane da Prefeitura Municipal de Naviraí sugeriu que na próxima reunião os conselheiros identificassem os pontos fortes e fracos do Parque Nacional de Ilha Grande “antes de iniciarmos o nosso mandato precisamos saber quais são as fraquezas da gestão e da unidade conservação, para que possamos saber onde é prioritário agir”. Outra prioridade do conselho é o regimento interno. De acordo com a Instrução Normativa nº 09/2014, há um prazo de 90 dias à partir da posse para a elaboração e aprovação do documento. Um grupo de conselheiros se voluntariou para conduzir o processo junto ao conselho. 

Após a sessão solene de posse, todos os presentes foram convidados o lançamento da exposição fotográfica “Memórias de Ilha Grande” que traz a trajetória de criação do Parque Nacional contando um pouco da sua história por meio de fotos e relatos que retratam a região desde um período anterior à criação da UC, as mudanças territoriais ao longo do tempo, as conquistas e o caminho trilhado até hoje.

Fonte:

Deixe seu comentário