Portal da Cidade Douradina

Produção de cana não deve subir, apesar de aumento da área plantada

Os 32 municípios da Amerios concentram 35,52% da área total cultivada no estado

Publicado em 06/08/2014 às 00:53

Produtores da região já começaram a colheita da safra da cana de açúcar 2013/14. Mesmo com o aumento da área cultivada, a produção deve permanecer estável na comparação com a safra 2012/2013.

De acordo com dados do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a área plantada cresceu praticamente 5% em todo o Paraná, mas como o clima não colaborou, a produção não deve acompanhar o crescimento. “Mesmo com o aumento da área de cultivo, a produção deve continuar estável por conta do período de veranico que nós tivemos no ano passado”, informa José Antônio Andrade Duarte, chefe do núcleo regional da Seab em Umuarama.

Portanto, o Paraná também deve manter o patamar de produção registrado no ano passado, de aproximadamente 1,5 bilhão de litro de álcool e três milhões de toneladas de açúcar.

AMERIOS 
Neste contexto, a região da Amerios responde por parte bastante expressiva da produção estadual. Os 32 municípios concentram 35,52% da área total cultivada no Estado, sendo que a produção regional corresponde a 32,44% do total da safra, ou 240 mil toneladas. Patamar que vem se elevando no decorrer dos anos. Em 2010, a região concentrava menos de 28% da área cultivada e respondia por 23,73% da produção paranaense. No ano passado, a área cultivada chegou a 28,52% e a produção alcançou 25,38%.

Ainda de acordo com informações da Seab, o aumento da área cultivada se deve, entre outros fatores, à opção de muitos produtores por fazer a transição de pastos degradados para lavouras de cana de açúcar. “Muitas áreas de pastagem degradadas passaram a ser utilizadas para o plantio da cana, que é uma atividade rentável para o produtor”, afirma Duarte.

A atividade continua se destacando como uma das principais subáreas do agronegócio na região, assim como a avicultura de corte e a produção de leite. Das 30 usinas em atividade no Paraná, sete estão na região da Amerios, nos municípios de Umuarama, Perobal, Goioerê, Tapejara, Ivaté, Cidade Gaúcha e São Tomé.

PANORAMA NACIONAL 
A nível nacional, a previsão é de que sejam produzidos 620 milhões de toneladas de cana na safra 2014/15. Atualmente, o Paraná responde por 6,7% da área cultivada, com 645 mil hectares, atrás de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Fonte:

Deixe seu comentário