Portal da Cidade Douradina

Quase 4.000 pessoas já tiveram dengue em 2014 na região noroeste

Publicado em 03/11/2014 às 22:55

Junte todos os municípios do Extremo-Noroeste do Paraná e tenha um número preocupante: de janeiro até o dia 30 de outubro foram confirmados 3.900 casos de dengue. Em sete cidades, os números superam 100 registros positivos.

Agora, a maior preocupação é com o quadro de epidemia em que Itaúna do Sul se encontra. Neste ano, 160 moradores da cidade contraíram a doença e, como em outros municípios ainda há focos de larvas do Aedes aegypti, o risco de que o surto se espalhe é real.

Para evitar que isso ocorra e, ao mesmo tempo, tentar reduzir as dimensões do problema, a Prefeitura de Itaúna do Sul decretou, na semana passada, estado de emergência. A medida possibilitou a contratação de dois agentes de combate a endemias e de serviços de limpeza de galerias.

O secretário de Saúde Thiago Sotoriva Castanhari informou que uma grande mobilização tomou conta de Itaúna do Sul. Os agentes comunitários de saúde estão intensificando o trabalho de orientação aos moradores, enquanto os agentes de combate a endemias ampliam a fiscalização.

Quem não contribui para a eliminação dos focos de larvas do Aedes aegypti fica sujeito à multa, seja em residências ou em estabelecimentos comerciais. “Ainda existe muita resistência dos moradores. As pessoas acham ruim quando falamos em limpeza dos quintais”, disse Castanhari.

Mesmo assim, ele insistiu em fazer o alerta para a população, lembrando que quando se trata de combater a dengue, é necessário que todos sejam parceiros. Por isso, ele reforçou o pedido para que os moradores colaborem com as ações para eliminar o mosquito transmissor da doença, da mesma forma como a Administração Municipal e a 14ª Regional de Saúde têm feito.

NÚMEROS - De janeiro até outubro, foram feitas 6.059 notificações de casos suspeitos de dengue em toda a região Noroeste. Desse total, 1.561 foram em Nova Londrina e 1.035 em Marilena, municípios que enfrentaram epidemia da doença e conseguiram reduzir os índices. 

Além de Nova Londrina, Marilena e Itaúna do Sul, os municípios com mais de 100 casos positivos de dengue são Diamante do Norte (181), Loanda (360), Querência do Norte (186) e Tamboara (243).

Em Paranavaí, foram 495 registros de pessoas com sintomas de dengue, sendo que 98 foram confirmados. 

Fonte:

Deixe seu comentário