Portal da Cidade Douradina

Quatro municípios da região terão Bibliotecas Cidadãs

Publicado em 08/08/2013 às 23:49

O governador Beto Richa autorizou a formalização de convênios com as prefeituras para a construção de novas Bibliotecas Cidadãs em mais dez cidades: Adrianópolis, Alto Paraíso, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Lunardelli, Mariluz, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jorge do Patrocínio e Tibagi. O investimento é da ordem de R$ 5 milhões, aplicado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Cultura. O terreno é doado pelas prefeituras. 

“A Biblioteca Cidadã proporciona aos jovens e à comunidade destas cidades o acesso a livros e a possibilidade de inclusão digital, por meio dos telecentros. Isso é democratização do conhecimento, que é o caminho para o exercício da cidadania”, afirma o governador. Neste governo já foram implantadas 100 Bibliotecas Cidadãs. Atualmente, o Paraná conta com 300 unidades. 

O projeto é desenvolvido pela Secretaria da Cultura, em parceria com as secretarias de Assuntos Estratégicos e de Infraestrutura e Logística e as prefeituras. Cada biblioteca é dotada com acervo inicial de dois mil livros e um telecentro equipado com cinco computadores com acesso à Internet. 

A Biblioteca Cidadã possui, ainda, salão comunitário, espaço cívico e de recreação. O local estimula a valorização cultural da região – com artistas locais que pintam um painel na entrada principal. O projeto também prevê o plantio de árvores nativas no terreno.

O custo de cada biblioteca é de R$ 500 mil, incluindo obras, acervo bibliográfico, mobiliário, equipamentos de áudio, vídeo, informática e utensílios. O acervo contempla todos os gêneros literários com objetivo de promover a inclusão cultural e intelectual da população de cada região atendida. 

Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade nos municípios, o Governo disponibiliza a construção da sede em terreno que é oferecido pela prefeitura. Os equipamentos também são adquiridos pelo Governo do Estado, que realiza, também, a qualificação pessoal, feita por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná. Essa ação conjunta estreita ainda mais a importante parceria entre Estado e municípios.

Fonte:

Deixe seu comentário