Portal da Cidade Douradina

Surto de catapora atinge Querência e mais três cidades

Publicado em 10/10/2013 às 03:00

Quatro cidades da região Noroeste detectaram surtos de catapora (varicela) nos últimos dias. Foram registrados casos em número mais expressivo em Querência do Norte, São Carlos do Ivaí, Paranavaí e Tamboara. Os dados ainda não são conhecidos, mas preliminarmente sabe-se, por exemplo, que Querência somou 46 doentes. 

A catapora faz parte do grupo de doenças sem a necessidade de notificação compulsória, ou seja, automática. Pelos critérios do Ministério da Saúde devem ser notificados no Sistema Nacional de Agravos de Notificações (Sinan) os casos de internações hospitalares. 

O surto se caracteriza já na primeira hospitalização e a cidade sai da condição 30 dias após o último caso detectado. Embora não haja informações de hospitalizados, a quantidade tem despertado preocupações e daí a tipificação de surto.

Coordenadora Regional de Imunização, Samira Silva confirma preocupações, já que se trata de uma doença altamente contagiosa. As atenções são maiores no caso de gestantes, pois a doença pode deixar sequelas para o bebê. 

O QUE É - A varicela, conhecida popularmente como catapora, é uma doença viral aguda altamente contagiosa, caracterizada pelo surgimento de lesões cutâneas polimorfas, podendo ser acompanhada de febre moderada e outros sintomas sistêmicos leves. A doença pode ocorrer durante todo o ano, com picos de incidência nos meses de agosto a novembro. A imunidade é permanente e raramente acontece um segundo episódio. 

A transmissão acontece por contato direto. O período de incubação é de 14 a 16 dias, podendo variar de 10 a 20 dias após o contato. O período de maior transmissibilidade ocorre no intervalo de um a dois dias antes do surgimento das bolhas e permanece enquanto estas estiverem presentes. Estima-se que o Brasil tenha três milhões de novos casos ao ano. 

VARICELA E GRAVIDEZ - A infecção materna no primeiro ou no segundo trimestre da gestação pode resultar em embriopatia (doença que atinge o embrião). Nas primeiras 16 semanas de gestação, há um risco maior de lesões graves ao feto que podem resultar em baixo peso ao nascer, malformações das extremidades, cicatrizes cutâneas, microftalmia (globo ocular menor que o normal), catarata e retardo mental.

Gestantes não imunes, que tiverem contato com casos de varicela e herpes-zoster, devem receber a imunoglobulina humana contra esse vírus.

Fonte:

Deixe seu comentário