Portal da Cidade Douradina

Um laço de amor e cumplicidade para toda vida

Publicado em 26/07/2016 às 03:00

Umuarama – Há quem diga que eles são pais e mães duas vezes, que as recordações da infância grande parte delas remetem ao convívio e momentos de intimidades com eles, há quem acredite que toda sabedoria acumulada da vida se torna um facilitador na hora de enfrentar e resolver os problemas, principalmente quando o assunto é neto.

Sim, estamos falando dessas figuras lendárias, que estão presentes em nossas vidas, que nos amam, educam, mimam e principalmente nos protegem, hoje (26) é Dia dos Avós. Essa relação de cumplicidade, lealdade e amor é desenvolvida desde muito cedo, tem netos que são privilegiados e tem a sorte de tê-los por perto, se tornam amigos, confidentes e este laço é para toda vida.

Neste dia que merece ser celebrado conversamos com a jovem Leticia Mori Franzoi que fez um ensaio lindo retratando todo amor que tem por sua avó Diva de 91 anos, ela lembra que a casa dela e dos pais ficavam nos fundos da casa da avó, os pais tinham uma lanchonete, e trabalhando de noite, a avó era sua cuidadora e também companheira. Os momentos que compartilhavam era desde brincar de boneca, fazer almoço até pular na piscina, a diversão com a avó Diva sempre foi garantida. “Meus pais tinham uma vida muito atribulada com o comércio noturno e era ela que supria essas necessidades de criança que eu tinha. Ela me ensinou muita coisa.”

A intimidade e a cumplicidade delas permaneceu ao longo do tempo, hoje Letícia garante que elas se entendem com apenas um olhar, que cada gesto delas ganham significado especial. “Com relação a amizade, sempre foi ela que brincou a maioria das vezes comigo. Hoje em dia, nós nos entendemos com um olhar, coisa de confidente mesmo (risos), eu sei cada "birra" que ela faz e o porquê e ela sabe as minhas. Sei o que ela gosta, o que ela quer... Sei o que sente quando sai de casa (pois já tem 91 anos e não se sente segura), mas também sei que para onde eu chama-la ela vai, pois, confia em mim. Ela sabe que onde eu leva-la, eu estarei perto e nunca vou deixa-la sozinha.”

Mas, nem todo os netos e famílias valorizam os avós idosos como a Letícia, muitos ficam abandonados, são deixados de lado por apresentarem suas limitações, porém, o que se esquecem é que ali mora a sabedoria, conhecimento adquirido pela vida e que poupam um grande tempo quando é ouvido pelos jovens que deixarão de cometer os mesmo erros que eles cometeram no passado. Por isso é importantíssimo valorizar estas mentes brilhantes que sabem muito além do que podem aparentar.

Para Letícia, o descaso e desrespeito com qualquer ser humano é revoltante, ainda mais quando o assunto envolve os idosos. “O idoso precisa de uma atenção maior, ele é limitado, o auge da vida já passou. Ele está em um processo decrescente e só o que ele precisa é de carinho, atenção e cuidados. O mal das pessoas é pensar que as coisas nunca terão um fim, ou, não será agora que vai acontecer comigo.”

A jovem relata que mesmo na correria dos dias e afazeres, ela sempre procura estar perto, aproveitando cada minuto ao lado da dona Diva, essa avó simpática, amorosa e dedicada. “Eu procuro nem pensar que vou perder minha avó, me bate muita tristeza e decepção. A tristeza é a mesma em pensar que um dia vou perder a minha mãe. Tento ser o mais presente possível dentro do dia-a-dia atropelado, mas mesmo assim, acho que faço muito pouco por ela. Queria estar presente mil vezes mais.”

Por isso, comemore, celebre, abrace e beije muito seus avós, não somente hoje, mas a cada momento que você tiver a oportunidade de estar pertinho deles, aproveite para ouvir todas as suas histórias mesmo que muitas destas você já tenha ouvido mais de uma vez, quando você estiver com suas preocupações compartilhe com eles, com certeza eles sempre têm um bom conselho para lhe dar.

Para todos os avós, sejam eles novos ou idosos, um feliz dia com muito amor dos seus netos!

Fonte:

Deixe seu comentário