Portal da Cidade Douradina

Mudança

Celulares adiantam o horário e usuários acordam uma hora mais cedo

Muitos brasileiros levaram um grande susto ao acordar na manhã deste domingo (21). O despertador de seus celulares acabou tocando 1h antes do previsto.

Publicado em 21/10/2018 às 06:40
Atualizado em

Celulares tiveram horário adiantado por engano neste domingo (21). (Foto: Ilustrativa )

Alguns celulares mudaram o horário sozinhos na madrugada deste domingo (21), conforme relatos de usuários do Android e iOS (iPhone), no Twitter. Na virada do dia 21 de outubro, assim que chegou à 0h, smartphones começaram a mostrar a hora errada e foram adiantados para 1h – dando a impressão de que o horário de verão mudou hoje. O erro movimentou as redes sociais, com reclamação de diversas pessoas afetadas.

Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que a hora adianta sozinha. Na última segunda-feira (15), o problema afetou usuários da operadora TIM. O novo erro, por outro lado, aparentemente atinge clientes Vivo, TIM e Claro. Apesar do incômodo, é possível tirar o horário de verão do Android e ajustar novamente à hora de Brasília.

Quando entra o horário de verão em 2018?

Vale lembrar que, na segunda-feira passada (15), o Palácio do Planato confirmou o início do horário de verão para 4 de novembro, após já ter anunciado adiamento para 18 de novembro a pedido do Ministério da Educação, em decorrência da aplicação do Enem.

Repercussão na Internet

A alteração no horário provocou várias manifestações dos usuários na Internet, principalmente, no Twitter. O microblog registrou mais de 60 mil tweets sobre o assunto "Horário de Verão", suficiente para rankear nos Trending Topics, uma lista com os temas mais comentados da rede social. Alguns perfis, como o (@stecomments), perceberam a confusão do sistema operacional do celular, mas logo, tudo voltou ao normal. Em outros depoimentos, as pessoas não tinham essa mesma experiência.

Para ajudar estes casos, o TechTudo preparou o tutorial a seguir sobre como resolver o erro de mudança de horário nos celulares Android. O procedimento para iPhone e segue o mesmo princípio, a partir das configurações do sistema.

Resolver o erro no Android

Passo 1. Selecione "Configurar" e, em seguida, vá em "Sistema";


Passo 2. Ao acessar o item, clique em "Data e hora" e, na sequência, desative a opção "Fuso horário automático";


Passo 3. Feito isso, toque em "Selecionar fuso horário". Escolha "Horário Padrão de Brasília";


Passo 4. Pronto, a hora já foi ajustada para versão correta, sem horário de verão.

Fonte:

Deixe seu comentário