Portal da Cidade Douradina

ECONOMIA

Vendas no crédito e débito caem mais de 40% em período de isolamento social

Empresa de cartões analisou diminuição das vendas com recebimento em cartões, entre 17 e 31 de março; compras no crédito caíram, em média, 48%.

Publicado em 04/04/2020 às 00:38

(Foto: Reprodução/RPC)

As vendas em cartões de crédito e débito caíram mais de 40% no Paraná, entre os dias 17 e 31 de março, quinzena de repercussão sobre o isolamento social pelos riscos do novo coronavírus, segundo levantamento de uma empresa de cartões.

No pagamento em débito, houve redução de 41%, conforme a pesquisa. Ainda conforme o levantamento, as vendas em cartão de crédito caíram 48% no estado, no período analisado.

Vendas no débito

O setor de supermercados foi o único analisado que apresentou aumento nas vendas com cartão de débito. O crescimento foi de 4% no período analisado.

Para empresas dos setores de turismo, vestuário e estacionamentos a redução das vendas em cartão de débito passou de 80%. Lojas de departamento do estado, conforme a pesquisa, venderam 76% a menos para pagamentos no débito.

Ainda conforme o levantamento, os pagamentos em cartão de débito caíram quase 70% em bares e restaurantes do estado.

Farmácias: -12%

Materiais de construção: -24%

Postos de combustíveis: -41%

Bares e restaurantes: - 69%

Lojas de departamento: -76%

Turismo: - 83%

Vestuário: - 87%

Estacionamentos: - 87%

Outros: - 66%

Vendas no crédito

A pesquisa mostra que, durante as duas semanas analisadas, nem mesmo o setor de supermercados teve aumento nas vendas com cartão de crédito. O setor apresentou redução de 4% nas vendas com este tipo de pagamento.

Com pagamentos em cartão de crédito, empresas de turismo, vestuário e estacionamentos também tiveram redução de mais de 80% nas vendas.

Lojas de departamento, bares e restaurantes deixaram de vender mais de 60% em pagamentos com cartão de crédito no Paraná.

Supermercados: - 4%

Farmácias: - 19%

Materiais de construção: - 34%

Postos de combustíveis: -51%

Bares e restaurantes: - 60%

Lojas de departamento: -62%

Turismo: - 83%

Vestuário: - 86%

Estacionamentos: - 87%

Outros: - 55%

Economia do estado

Entre as medidas anunciadas pelo Governo do Paraná para tentar diminuir os efeitos econômicos do isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus, foi anunciado um pacote de R$ 1 bilhão em linhas de crédito para o setor produtivo e pequenos empreendedores.

O governo também anunciou flexibilização no pagamento de impostos e aumento de prazos para os empresários.

O economista Wilhelm Meiners ressalta que, mesmo com os incentivos anunciados, será preciso injetar ainda mais dinheiro na economia paranaense, garantir o corredor de exportações e analisar a possibilidade do incentivo à vocação agrícola do estado.

"O estado é produtor de alimentos, que é um bem essencial. Pode tirar vantagem disso e garantir as cadeias de fornecimento de suprimento, que têm que continuar", diz.

Fonte:

Deixe seu comentário