Portal da Cidade Douradina

24.754 Candidatos irão fazer a prova do PAS UEM neste domingo

Publicado em 16/11/2012 às 01:21

Neste domingo, dia 18, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe os 24.754 inscritos no Processo de Avaliação Seriada (PAS), sistema adotado pela Instituição para selecionar seus futuros acadêmicos de graduação. A aplicação das provas será das 13h50 às 19 horas, tempo em que os candidatos deverão elaborar uma redação e responder 40 questões de alternativas múltiplas. A entrada na sala de prova será permitida a partir das 13h30. 

O que trazer 
A recomendação é para que candidato esteja no local de provas, no mínimo, uma hora antes do início das provas, portando documento de identificação original com foto, caneta esferográfica escrita grossa com tubo transparente e tinta azul-escura ou preta, para preenchimento da folha de respostas. 

Avaliação Seriada 
O PAS é destinado aos estudantes matriculados regularmente no ensino médio, abrangendo todas as séries. Ao final de cada uma delas, o aluno presta exames e a pontuação obtida nas provas é cumulativa às demais avaliações das séries subsequentes. Assim, ao invés de fazer um só exame ao final do terceiro ano, como ocorre no concurso vestibular convencional, o candidato participa de avaliações seriadas, as quais contemplam conteúdos específicos da série em que está matriculado. 
A opção pelo curso pretendido só é feita no ato da inscrição para a realização da prova referente à última série do ensino médio, ou seja, a Etapa 3, que neste concurso representam 16,6% entre o total de inscritos. A maioria dos candidatos (54,2%) estão inscritos na Etapa 1. 
Os cursos mais concorridos são Medicina, com a relação de 39,3 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (25,4 candidatos/vaga); e Odontologia (18,8 candidatos/vaga). 

Perfil dos candidatos 
Segundo dados do questionário socioeducacional, preenchido no ato da inscrição, 21,3% dos candidatos moram em Maringá, 36,4% em outras cidades do Noroeste do Paraná e 20,6 nas demais regiões do estado. O percentual de candidatos de São Paulo é 16,3%, estado com maior número de inscritos depois do Paraná. 
A quase totalidade dos inscritos cursa o ensino médio no período matutino (92,3%) e a maioria (54,8%) frequenta o curso em escolas particulares. 

Resultado 
O resultado do PAS 2012 será divulgado no dia 4 de janeiro de 2013, às 14h, pelo site www.pas.uem.br. Os aprovados da terceira etapa deverão efetuar a matrícula de 5 a 7 de janeiro. Outras informações pelo fone (44) 3011-4450.

Fonte:

Deixe seu comentário