Portal da Cidade Douradina

Alunos-soldados da PM fazem palestras Sobre o perigo das drogas

Publicado em 17/07/2014 às 08:36

“Drogas: você se perde quando ela te encontra” foi o tema de um ciclo de palestras apresentado por alunos-soldados do 25º Batalhão da Polícia Militar, de Umuarama. Os eventos ocorreram na última terça (15) e quarta-feira (16) em quatro escolas da cidade e região a fim de discutir, com os estudantes do ensino fundamental, ações de combate às drogas, bem como alertar sobre as consequências do uso de entorpecentes e seu reflexo na segurança pública.

Durante os dois dias, mais de 350 estudantes entre 12 e 16 anos acompanharam atentos os encontros, que foram organizados pelos alunos-soldados da Polícia Militar que seguem em formação até setembro deste ano. Para a diretora do Colégio Estadual Jardim Cruzeiro, Valdelicia Fontes, “o trabalho desenvolvido pela polícia dentro da escola e na comunidade é muito importante porque é uma rede de apoio e proteção à segurança dos alunos, integrantes da escola e da comunidade. Acredito que a polícia é parceira na questão da educação, do ensino e na prevenção às drogas. Quando se faz a prevenção às drogas, evita-se muitos outros problemas como furtos e roubos”, avalia.

Já o estudante Fábio Hoffmann, do Colégio Estadual Pedro II, compara a ida dos policiais militares à escola a uma conhecida ação de inspeção da polícia:a blitz, onde, segundo o jovem“a polícia verifica se os condutores possuem carteira de habilitação ou não, para prevenir acidentes, verificam se tem drogas. Na escola não é diferente, eles vêm para nos prevenir das drogas. Dá mais sensação de segurança”, opina.“As ações de prevenção das drogas vem da soma de vários trabalhos: da família, da escola e da polícia”, arremata a diretora desse estabelecimento de ensino , Shirley Alves.

Conhecido por seu potencial destrutivo, o uso de entorpecentes tem trazido como consequências sérios problemas de saúde e segurança pública. Nesta seara, “O uso de drogas é uma questão de extrema preocupação, pois com ela advém uma série de outros problemas, sejam eles sociais, de dependência e relacionados ao crime. O mercado das drogas só continua porque existe a demanda, se conseguirmos conscientizar os jovens de que as drogas realmente causam um grande mal a si e aos seus próximos, estaremos evitando assim que crimes sejam cometidos, pessoas sejam mortas, famílias se destruam e sonhos sejam perdidos. É justamente nessa fase que devemos trabalhar para o bem dos jovens” avalia o aspirante André Gruber, instrutor da disciplina de Policiamento Comunitário, que gerou o ciclo de palestras.

O aspirante Gruber ainda fala sobre a importância de Policiamento Comunitário no curso de formação de soldados: “A polícia comunitária nada mais é do que a mobilização da comunidade para solução de problemas relacionados à segurança pública, nesse sentido, é fundamental a prática dos conceitos aprendidos em sala de aula pelos alunos soldados para entender a realidade em que eles irão se deparar quando estiverem formados. Esta disciplina teve como objetivo a aplicação de uma estratégia de aproximação comunitária afim de interagir e estabelecer parcerias com certos grupos da comunidade para o desenvolvimento de atividades que melhorem a sensação de segurança e em certa medida gerem a prevenção de alguns crimes e contravenções.”

“Não se faz segurança sem o envolvimento da comunidade. A aproximação entre polícia militar e comunidade é uma das prerrogativas para o sucesso do policiamento ostensivo na cidade, uma vez que os olhos da população é a extensão dos olhos da PM. Como o uso das drogas tem sido a porta de entrada para o mundo do crime, nós estamos indo às escolas para conscientizar esses alunos, que o uso de drogas não compensa, uma vez que eles têm um futuro brilhante pela frente e como diz o tema da campanha: DROGAS: Você se perde quando ela te encontra.” - avalia o soldado aluno Deivison.

As palestras ocorreram nos colégios estaduais Pedro II, Jardim Cruzeiro e Padre Manoel da Nobrega, em Umuarama, e no Colégio Estadual Professora Leonidia Pacheco, em Maria Helena.

Fonte:

Deixe seu comentário