Portal da Cidade Douradina

APAE de Douradina realiza manifestação contra fechamento da associação

Protesto reuniu alunos, pais e professores.

Publicado em 08/08/2013 às 05:23

Na tarde de ontem (07), pais, alunos, professores e demais funcionários da Escola Nossa Senhora das Graças  - Apae Douradina, realizaram uma manifestação contra o parecer do Ministério da Educação em fechar todas as escolas especiais do país, colocando os alunos em escola regular.

Um documento da Conferencia Nacional de Educação 2014 (CONAE), traz no Eixo VII, número 488, item vii, a orientação para o congelamento das matrículas dos alunos da educação especial para em 2018, as parcerias com escolas especiais como a APAE sejam extintas. Dessa forma todos os alunos serão matriculados na rede pública regular.

A manifestação em Douradina começou percorrendo a Av. Brasil, seguindo pela a Av. Barão do Rio Branco, Praça Eduardo Ribeiro e terminou em frente a Apae. Diversos cartazes e faixas mostravam a indignação dos manifestantes com a possibilidade de prejuízos à educação especial ofertada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

A Apae de Douradina, mantenedora da Escola Nossa Senhora das Graças Educação Infantil, Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial, atende 67 alunos devidamente matriculados, alunos estes que apresentam necessidades educacionais especiais, de atenção individualizada nas atividades de vida autônoma e social. No Estado do Paraná são 41.000 alunos atendidos pelas Escolas mantidas pelas APAE’s e Coirmãs filiadas. "Entendemos que as Escolas Especiais e as Escolas da Rede Regular podem conviver juntas, a importância de uma não exclui a necessidade da outra", afirmou a Diretora Renata Cervinhani.

A missão das APAE’s é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família, direcionados à melhoria de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. Foi com esse pensamento que a Apae de Douradina promoveu uma grande manifestação e mobilização juntamente com a comunidade Douradinense, foi uma verdadeira demonstração de união e de compromisso com esta causa tão nobre que sensibilizou toda a sociedade. 

Fonte:

Deixe seu comentário