Portal da Cidade Douradina

Após três anos a Guarda Municipal de Umuarama volta a ser armada

Publicado em 13/07/2016 às 07:49

Umuarama – A Guarda Municipal de Umuarama voltou a trabalhar armada desde a tarde desta terça-feira (12), após uma longa luta para conseguir cumprir todas as exigências necessárias para que assim voltassem a receber as armas. Foram cerca de três anos até que todos os cursos fossem feitos, os guardas tirassem o porte de arma e as pistolas e revólveres fossem liberados pelo Exército Brasileiro. A direção da Guarda Municipal ainda estuda como serão realizadas as ações das equipes em Umuarama.

O DERSAMAMENTO

O caso começou no dia 27 de junho de 2013, na tarde de uma quinta-feira a Guarda Municipal foi desarmada por ordens expressas da Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público de Umuarama, no início a exigência era que fosse realizado um curso de tiro com a Polícia Militar, requisito para que pudessem tirar o porte de arma na Polícia Federal.

De acordo com o Ministério Público nesta época eles já haviam recomendado por três vezes a realização deste curso, porém a Prefeitura não havia realizado e por isso o promotor pediu e o juiz concedeu que todos os guardas fossem desarmados, neste período o prazo para regularização era de 180 dias, mas foi se estendendo por motivos burocráticos e chegou a completar mais de três anos. 

Depois deste longo período, a Guarda volta a ser armada, com todos os documentos, cursos realizados e sem risco de ser desarmada novamente. 

Fonte:

Deixe seu comentário