Portal da Cidade Douradina

Bombeiros se preparam para Operação Verão 2016/2017

Publicado em 01/12/2016 às 08:46

O mês de dezembro marca o período de calor intenso, férias e atividades de descanso e lazer. Com isso, muitas famílias aproveitam o tempo livre em piscinas e balneários da região de Umuarama. Para oferecer segurança aos banhistas, o Corpo de Bombeirosdá orientações e também se prepara para Operação Verão, que está prevista para ser desencadeada neste mês em todo o Paraná. 

De acordo com o aspirante Fellipe Pacheco, integrantes do 6º SubGrupamento de Bombeiros de Umuarama, a orientação aos banhistas é que procurem locais onde hajam monitores e equipamentos de segurança à disposição, como boias dispostas em volta da piscina, por exemplo. No entanto, a maior preocupação ainda é com rios e represas, bastante procurados naregião de Umuarama. Em razão disto, equipes do Corpo de Bombeiros estarão atuando nos portos mais frequentados até o mês de março. 

Segundo o aspirante Fellipe, 12 bombeiros militares estarão fiscalizando, em escalas, dois balneários na região de Umuarama. Uma das equipes permanecerá durante toda a Operação Verão numa base em Porto Camargo - Icaraíma, há cerca de 85 quilômetros de Umuarama. Outra base é na Lagoa Xambrê, situada dentro dos limites do município de Altônia. 

De acordo com Fellipe, as equipes terão à disposição três embarcações para o deslocamento. “As equipes utilização três barcos que temos disponíveis e ficarão dispostas nas duas bases, para que possam também se deslocar rapidamente para outros pontos em que forem necessárias intervenções”, explica. O efetivo também será auxiliado por voluntários que atuarão junto aos bombeiros nas fiscalizações dentro da Operação Verão. “Participarão, além dos 12 militares, ao menos mais 9 civis voluntários que já passaram por preparação em salvamento, durante a operação”, relata. 

Os alunos, que foram treinados com técnicas de salvamento em águas rápidas, permanecerão no quartel nas escalas normais, a fim de dar continuidade no serviço corriqueiro dos bombeiros. Além do efetivo que será deslocado para a área de compreensão do 6º SGB, seis integrantes da equipe regional serão enviados para a operação no litoral. A previsão é de que a Operação Verão 2016/2017 seja lançada no dia 16 de dezembro e seguirá até o mês de março de 2017.

Fonte:

Deixe seu comentário