Portal da Cidade Douradina

Carreata alerta para o risco de dengue em Douradina

Devido o grande fluxo de chuvas aumentou o risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Publicado em 24/11/2017 às 22:47

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste sábado (25), o Dia "D" de Combate à Dengue em Douradina. A ação contou com uma carreata para alertar a população sobre os cuidados com o mosquito da dengue.

A carreata saiu do pátio Municipal, por volta das 9h da manhã, percorrendo a Av. Brasil e Av. Barão do Rio Branco, até a Rua Pedrelina Macedo Silva.

O prefeito, João Jorge, falou que o objetivo da Campanha é conscientizar a população para eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. “A dengue é um problema sério e precisa ser combatida por todos nós”.

A secretária municipal de Saúde, Maria Elizabeth, lembrou que “no último Levantamento de Índice Rápido Aedes Aegypti (LIRAa) realizado, detectamos o índice de 6% de infestação do mosquito, o que significa estado de risco”. Betinha também parabenizou o trabalho das Vigilâncias em Saúde.

“Não registramos nenhum caso da doença neste ano. Nossas equipes de saúde foram treinadas para identificar casos suspeitos e fazer toda a retenção necessária. Mas além do trabalho realizado pelo setor público, também é preciso o comprometimento de toda a população”, destacou a secretária.

Estiveram Participando o prefeito João Jorge, acompanhado da primeira dama Armelinda, Sec. de Saúde, Maria Elizabeth, Sec. de Viação, Davi Mozer, representantes das Vigilâncias em Saúde, Valdir Honorato, Sandra e Ana Paula, além de equipes de saúde.

Veja algumas medidas para prevenir a dengue: 

- Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados; 

- Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados; 

- Remover a sujeira das calhas e ralos; 

- Não deixar pneus com água e em lugares descobertos; 

- Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo; 

- Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água; 

- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas; 

- Manter vasos sanitários sem uso fechados; 

- Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana; 

- Esticar lonas para não formar poças; 

- Lavar os recipientes de água dos animais.

Fonte:

Deixe seu comentário