Portal da Cidade Douradina

Chuvas levam municípios do Paraná a decretar situação de emergência

Em todo o estado, mau tempo atingiu mais de 15 mil, aponta Defesa Civil. Vazão nas Cataratas do Iguaçu chegou a 9,7 milhões de l/s nesta quinta (2).

Publicado em 03/10/2014 às 07:53

Os estragos provocados pelas chuvas que atingem o Paraná desde o dia 24 deixaram três municípios em situação de emergência. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 12h desta quinta-feira (2), os decretos foram emitidos pelos prefeitos de Bom Jesus do Sul, no sudoeste, e Ariranha do Ivaí e Rosário do Ivaí, no norte do estado. No total, o mau tempo atingiu 15.936 pessoas em 43 cidades.

Ainda segundo o balanço, das 131 pessoas desalojadas, 61 continuavam na casa de vizinhos ou parentes e todos os 40 desabrigados permaneciam em abrigos públicos. Uma pessoa ficou ferida em Cruzeiro do Oeste. Entre os municípios com mais atingidos estão Paulo Frontin (2,8 mil), Rosário do Ivaí (2,5 mil), Francisco Beltrão (1,74 mil), Roncador (1,5 mil) e Bom Jesus do Sul (1,2 mil).

A prefeitura de Rosário do Ivaí calculaque o prejuízo com a chuva passe de R$ 1 milhão. A situação de emergência foi decretada nesta quinta após seis pontes e 15 bueiros serem danificados pela chuva que atingiu o município. Os prejuízos também chegaram à área rural, e a estimativa é de que em torno de 6 mil caixas de tomates e 30% da produção de uva tenham sido perdidos, conforme a Defesa Civil.

Esta é a terceira vez que a cidade decreta situação de emergência em dois anos. \"Dessa vez estimamos que três mil pessoas foram prejudicadas. A população é formada por pequenos produtores rurais e se há problemas no campo, o pessoal da cidade é diretamente impactado\", detalha o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Sérgio Ruiz.

Cerca de 50 alunos estão perdendo aulas porque os ônibus escolares não conseguem chegar a algumas áreas. O transporte de leite das propriedades rurais foi interrompido porque os caminhões usados no escoamento da produção também não conseguem ter acesso às regiões mais atingidas.

Em Ariranha do Ivaí, os prejuízos passam dos R$ 5 milhões. De acordo com a Defesa Civil, nos dias 26 e 27 de setembro choveu 350 mm na cidade, impedindo a colheita do trigo plantado nas propriedades rurais. Pontes e estradas também foram destruídas. Essa foi a segunda vez que a cidade decretou situação de emergência. A primeira foi em junho deste ano, após a forte chuva que atingiu todoo estado nos dias 6,7 e 8.

A vazão nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, chegou a 9,77 milhões de litros de água por segundo no início da manhã desta quinta-feira (2), mas às 16h a vazão já havia diminuído para 9,2 milhões de litros por segundo. Apesar do volume mais de seis vezes acima do normal – que é de 1,5 milhão de l/s -, até as 16h a passarela que leva à Garganta do Diabo permanecia aberta aos visitantes e os passeios de barco continuavam sendo operados normalmente. Técnicos fazem a avaliação regular das condições de segurança no atrativo.

Fonte:

Deixe seu comentário