Portal da Cidade Douradina

Cidade de Tapira foi sede ontem da Conferência Intermunicipal da Educação

Publicado em 07/06/2013 às 04:04

Dezenas de professores e outras autoridades ligadas à Educação estiveram reunidas ontem na Casa da Cultura de Tapira para a etapa inicial e intermunicipal da Conferência Nacional de Educação. Além da cidade sede, participaram também os municípios de Alto Paraíso, Douradina, Icaraíma, Ivaté e Nova Olímpia. O evento durou o dia todo e serviu para selecionar as propostas dos professores da região para serem levadas às conferências estadual e nacional.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação da dupla de jovens especiais Sérgio e Daniel, da Escola Castelo Branco, de Tapira, com um minuto de silêncio em homenagem à família do vice-prefeito de Douradina, que morreu vítima de acidente de trânsito, sábado passado perto de Ivaté, e com as presenças do prefeito da cidade sede, Delfino Marques, prefeito de Ivaté, Sidinei Delai, prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos, que também é presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e dos municípios da região (Amerios), do chefe do Núcleo Regional de Educação, Adalberto Rigobello, entre outras lideranças. 

O prefeito Delfino fez questão de agradecer a presença de todos, cumprimentou os vereadores, o vice-prefeito Silvio Travaglia e outras autoridades. Rigobelo falou das necessidades de melhores condições de trabalho para os professores. E o prefeito Luiz Sorvos pediu para os educadores discutirem alguma forma de levar a família a participar mais da vida escolar e da educação dos filhos. “A família precisa se capacitar para educar os filhos. E a escola se responsabiliza pelo ensino”. O problema é que hoje em dia, muitas famílias levam as crianças para a escola educar e ensinar. Ele defendeu a escola em tempo integral e também abordou o trabalho dos municípios para cobrar do Estado a responsabilidade pelo transporte escolar dos alunos estaduais. 

Após a abertura do evento, as palestras foram proferidas pelo promotor de Justiça da comarca de Xambrê, Mário Augusto D. Lucena, no período da manhã e pela professora Vera Lúcia Mendonça, no período da tarde, antes das mesas redondas para a formulação, debate e aprovação das propostas.

Nacional 

A etapa final da CONAE será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, com a finalidade de oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

Fonte:

Deixe seu comentário