Portal da Cidade Douradina

Como superar a ansiedade com quatro estratégias simples

Olivia Remes, pesquisadora da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, estuda a doença e fala sobre estratégias para lidar com o transtorno.

Publicado em 28/07/2017 às 07:24

A pesquisadora Olivia Remes, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, estuda a ansiedade e identificou algumas estratégias que podem ser usadas para combater os sintomas da doença.

Segundo texto publicado por Remes no site da universidades, todos experimentam a ansiedade em alguns momentos da vida, mas para algumas pessoas ela acaba se tornando uma condição incapacitante. Pesquisas mostram que, se não for tratada, a ansiedade pode levar à depressão.

Ainda de acordo com a pesquisadora, muitas vezes a medicação prescrita para tratar a ansiedade não tem efeito a longo prazo.

Para Remes, a maneira como as pessoas lidam com as coisas da vida podem impactar diretamente na quantidade de ansiedade. O estudo do qual ela participou – que será apresentado em setembro deste ano, no 30º Congresso Europeu de Neuropsicofarmacologia, em Paris, na França – e outras pesquisas científicas, identificaram algumas habilidades para enfrentar a ansiedade.

Confira abaixo quatro estratégias para combater a ansiedade, segundo a pesquisadora:

Fazer as coisas mal – Conforme a especialista, muitas pessoas ansiosas têm dificuldade de tomar decisões ou começar projetos. A dica é começar, mesmo que não esteja fazendo da melhor maneira possível. A estratégia, segundo Remes, acelera o processo de tomada de decisão e leva direto à ação, evitando a ansiedade . “Caso contrário, você poderia passar horas decidindo como deveria fazer algo ou o que deveria fazer, o que pode ser muito demorado e estressante”, explica.

Para a pesquisadora, usar como lema o “fazer mal”, permite uma libertação para fazer as coisas sem se preocupar e, no fim, as pessoas percebem que não estão fazendo tão mal como pensavam.

Perdoar-se – Remes destaca que pessoas ansiosas costumam ser muito autocríticos e pouco gentis com elas mesmas. Para ela, é preciso perdoar os erros cometidos, culpar-se menos e redirecionar o pensamento negativo para a tarefa que precisa executar.

Esperar para se preocupar – Os ansiosos, segundo a pesquisadora, se preocupam muito quando algo dá errado. A dica é não se preocupar imediatamente e reservar 10 minutos por dia durante os quais você pode se preocupar com qualquer coisa.

Segundo Remes, fazendo isso, a pessoa vai descobrir que a situação que desencadeou a ansiedade inicial não era tão preocupante. “Nossos pensamentos realmente se deterioram muito rapidamente se não os alimentarmos com energia”, explica.

Encontre o propósito na vida ajudando os outros – De acordo com a especialsita, ninguém é verdadeiramente feliz até saber que outra pessoa precisa dela.

Estar conectado às pessoas tem se mostrado como uma das principais maneiras de se manter mentalmente saudável, explica Remes.

“Saber que alguém precisa de você torna mais fácil suportar os tempos mais difíceis. Você saberá o ‘porquê’ para sua existência e será capaz de suportar quase qualquer ‘como’”, argumenta.

Para ser importante na vida de outra pessoa, a pesquisadora sugere cuidar de uma criança ou idoso, ser voluntário ou fazer um trabalho que possa beneficiar gerações futuras, pontua Remes.

Fonte:

Deixe seu comentário