Portal da Cidade Douradina

APROVAÇÃO POPULAR

Comunidade escolar aprova Colégio Cívico-militar em Douradina

Com 498 votos a favor e 36 contra, a comunidade aprovou a migração do ensino tradicional no Colégio Estadual Douradina para o modelo cívico-militar.

Publicado em 12/11/2020 às 21:40
Atualizado em

Comissão local de execução, acompanhamento e orientação dos processos referentes a consulta pública de escolha do modelo de escola Cívico-militar. (Foto: Portal da Cidade)

A comunidade escolar aprovou a implantação do modelo Cívico-militar no Colégio Estadual Douradina. A Consulta Pública que iniciou ontem (11), foi encerrada na noite desta quinta-feira (12), e contou com a participação de pais, alunos, professores e funcionários da instituição.  

De acordo com informações apuradas pelo Portal da Cidade Douradina, 534 pessoas participaram da votação. Com 498 votos a favor e 36 contra, a comunidade aprovou a migração para o modelo cívico-militar.

A consulta atingiu 71,29% da comunidade escolar. 459 pais votaram sim e 25 votarão não. 39 professores e funcionários votarão sim e 11 votarão não. 

O Colégio Estadual Douradina atende cerca de 682 alunos do ensino fundamental e médio. A expectativa é que com a aprovação da migração, a escola passa a fazer parte da modalidade cívico-militar em 2021, contudo a alteração ainda vai depender dos processos e trâmites legais. 

Diferença do Colégio Cívico-militar 

As escolas contarão com aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, permitindo aos estudantes que aprendam sobre leis, Constituição Federal, papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania. No Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira.

Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino — que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio — é a gestão compartilhada entre civis e militares. O diretor-geral e o diretor-auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá, também, de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Fonte:

Deixe seu comentário