Portal da Cidade Douradina

Concurso para contratação de policiais e bombeiros militares será Amanhã

Publicado em 23/02/2013 às 08:49

No próximo domingo (24/02) ocorrerão, em 16 cidades do Estado do Paraná, as provas do maior concurso para contratação de policiais e bombeiros militares da história do Governo do Paraná. Para as 5.264 (4.445 para policiais militares e 819 para bombeiros militares) foram registradas 164.430 inscrições, das quais 123.943 foram validadas. “Em toda a história da Polícia Militar nunca houve tantos inscritos. No último concurso, para cerca de 2 mil vagas, foram 80 mil candidatos”, avalia o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

Do total de inscrições válidas, 17.400 são para a carreira de bombeiro militar e 106.543 para a de policial militar. “Esta é uma das carreiras mais nobres do estado, e hoje um dos fatores que atrai tantos candidatos é a remuneração, já que esta é a única carreira que oferece bolsa-auxílio durante o curso”, disse o coronel Roberson.

O início da prova será às 8 horas, mas os portões serão fechados às 7h45. “Pedimos aos candidatos que cheguem mais cedo, pelo menos 45 minutos antes, e usem caminhos alternativos para não perderem a prova”, sugere o coronel Roberson. A duração da prova é de 5 horas e o candidato deve ter em mãos um documento com foto, o cartão de inscrição e caneta esferográfica com tinta azul e preta.

Serão 40 questões objetivas divididas entre Português, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e atualidades. Haverá também redação. Todo o conteúdo será de nível de Ensino Médio (2º Grau) e está disponível no edital publicado no site Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Paranavaí (Fafipa) www.fafipa.br/concurso, onde também podem ser encontradas outras informações.

Os 16 locais de prova: Campo Mourão; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; Guarapuava; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Maringá; Paranaguá; Paranavaí; Ponta Grossa; Telêmaco Borba; Umuarama e União da Vitória. As provas ocorrerão em 105 instituições de ensino e envolverá 7.203 profissionais, sendo 5.648 fiscais de sala.

As vagas foram regionalizadas, sendo: 1º Núcleo - Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; 2º Núcleo - Londrina e região; 3º Núcleo - Maringá e região; 4º Núcleo - Ponta Grossa e região; 5º Núcleo - Cascavel e região. Os inscritos puderam escolher a região em que iriam tentar a vaga. O processo de avaliação será dividido em prova escrita, teste físico, avaliação psicológica, exame clínico e uma avaliação social.

Atualmente a Polícia Militar do Paraná (PMPR) conta com um efetivo de 19,5 mil policiais em todo o estado. A última contratação foi de 2.510 policiais militares, 526 bombeiros militares e 189 cadetes, sendo que alguns já se formaram e outros se formarão até março de 2013.

A remuneração durante o curso de formação de soldados é de uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.463,03, que é referente ao salário de um soldado de 2º classe, e após a conclusão o soldado, agora de primeira classe, recebe o valor de R$ 3.225,99.

Fonte:

Deixe seu comentário